Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20233
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudantes de enfermagem e impactos da pandemia da COVID-19: um olhar sobre políticas públicas, interseccionalidade e interiorização da educação superior
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Diego Lima de
Orientador: Souza, Tiago Oliveira de
Coorientador: Medeiros, Thamires Monteiro de
Resumo: Este artigo tem como objetivo caracterizar e discutir o perfil dos estudantes do bacharelado em Enfermagem, e sua relação com a pandemia da COVID-19. Ademais, buscará fomentar resultados que podem estimular e servir de subsídios para a formulação de estratégias educacionais e políticas institucionais que contemplem a interseccionalidade como categoria analítica. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem descritiva, que caracterizou a população durante a pandemia de Covid-19, compreendendo os anos de 2020 e 2021. Foi elaborado um questionário com questões socioeconômicas, ano de ingresso na UFRJ, se utilizou ações afirmativas ao ingressar, impactos da pandemia, e se possui plano de saúde. A maioria dos discentes de Enfermagem da amostra é do sexo feminino, com idade entre 21 e 22 anos, autodeclarados negros (pardos e pretos), porém é maior a concentração de estudantes que não ingressaram no ensino superior através de ações afirmativas. Verificou-se que os impactos da pandemia estão relacionados à perda de renda, desemprego, morte e saúde mental prejudicada. A pandemia com seus desdobramentos implicam a intensificação de problemas de saúde mental e pouco envolvimento com atividades acadêmicas, o que pode refletir na manutenção de privilégios históricos, sociais e econômicos no perfil de enfermeiros.
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem
COVID-19 (Doença)
Universidades
Política pública
Interseccionalidade
Interseccionalidade
Universities
Public policy
Intersectional Framework
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Unidade produtora: Instituto de Enfermagem
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Diego Lima de. Estudantes de enfermagem e impactos da pandemia da COVID-19: um olhar sobre políticas públicas, interseccionalidade e interiorização da educação superior. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLOLIVEIRA.pdf983.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.