Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20235
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Isolamento e análise do perfil químico e biológico do fungo endofítico TB3 da espécie vegetal Tocoyena bullata (Vell.) Mart. tendo em vista seu potencial antimicobacteriano e anti-inflamatório
Autor(es)/Inventor(es): Belchior, Gisele da Silva
Tutor: Muzitano, Michelle Frazão
Tutor : Guimarães, Denise Oliveira
Resumen: Introdução: A tuberculose (Tb) é uma doença de alta prevalência que acomete grande parte da população mundial e demanda uma necessidade cíclica e contínua por fármacos eficazes devido à resistência observada. Objetivo: Este trabalho propôs os estudos das atividades antimicrobiana e anti-inflamatória com o fungo endofítico TB3, isolado de Tocoyena bullata, encontrada na Restinga de Jurubatiba-RJ. Materiais e métodos: O fungo TB3 foi cultivado em meio de arroz e obtido o extrato bruto etanólico após maceração e concentração do solvente no extrato bruto foram obtidas as frações em hexano e acetato de etila, por partição líquido-líquido. A avaliação da atividade antimicobacteriana foi realizada através do método de MTT. A produção de mediadores inflamatórios foi avaliada em macrófagos RAW 264.7, sendo o óxido nítrico (NO) analisado pelo método de Griess e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) através de bioensaio com a linhagem celular L929. Resultados e discussão: O extrato bruto etanólico do fungo TB3, apresentou inibição do crescimento frente M. tuberculosis H37Rv com MIC 50 76±0,7; 63,5±0,7 µg/mL. O extrato apresentou IC 50 de 94±0,9 e 42±0,7 µg/mL para a inibição da produção de NO e TNF-α, respectivamente. Essa tendência anti-inflamatória do extrato poderá ser útil quando enfocada a Tb pulmonar severa, onde o quadro hiper inflamatório precisa ser controlado para evitar danos teciduais nos pulmões e perda de função. O extrato ativo foi particionado e a análise da fração em hexano, que se destacou nos ensaios biológicos, por CG-EM, mostrou picos majoritários com tempos de retenção 48,52 e 53,89 min, sugerindo por similaridade com a biblioteca National Institute of Standards Technlogy (NIST) serem o ácido hexadecanoico (ácido palmítico) e ácido 9,12-octadecadienoico (ácido linoleico), respectivamente. De acordo com a literatura, o ácido linoleico possui atividade antimicobacteria, atuando na inibição da síntese de ácido micólico. Sendo assim, esse ácido pode ser uma das substâncias responsáveis pela ação do extrato de TB3. Conclusão: O extrato do fungo endofítico de Tocoyena bullata TB3 apresenta promissora atividade antimicobacteriana frente cepas atenuada e virulentas. Além, de ser também capaz de inibir a produção de NO e TNF-α.
Materia: Fungos endofíticos
Produtos biológicos
Tuberculose
Tocoyena bullata
Endophytic fungi
Biological products
Tuberculosis
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::FARMACOGNOSIA
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-feb-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BELCHIOR, Gisele da Silva. Isolamento e análise do perfil químico e biológico do fungo endofítico TB3 da espécie vegetal Tocoyena bullata (Vell.) Mart. tendo em vista seu potencial antimicobacteriano e anti-inflamatório. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Curso de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Macaé, 2021.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GSBelchior.pdf952.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.