Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20261
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise detalhada de abundâncias de estrelas gigantes de bário
Autor(es)/Inventor(es): Smiljanic, Rodolfo Henrique Silva
Orientador: Porto de Mello, Gustavo Frederico
Resumo: Estrelas de bário são gigantes vermelhas de tipo espectral G e K que apresentam em suas atmosferas excessos de abundância dos elementos do processo-s de captura de nêutrons. Tais excessos são esperados se a estrela está atravessando a fase de pulsos térmicos do AGB (TP-AGB). As estrelas de bário são, no entanto, menos massivas e menos luminosas que as estrelas do AGB e não se espera, portanto, que elas tenham se auto enriquecido. A hipótese mais aceita para explicar tais anomalias químicas invoca a participação de uma estrela companheira inicialmente mais massiva. Esta companheira evoluiria pela fase TP-AGB e se auto enriqueceria com os elementos do processo-s e então, por processos de perda de massa, perderia material contaminado para a atmosfera da atual estrela de bário. A companheira evolui então para anã branca. As estrelas de bário são, portanto, úteis como testes observacionais para teorias de nucleossíntese pelo processo-s, convecção e perda de massa. Análises detalhadas de abundância com dados de alta qualidade na literatura são ainda escassas para estes objetos. Neste trabalho construímos modelos de atmosferas e, por meio de uma análise diferencial, determinamos parâmetros atmosféricos de uma amostra de dez gigantes de bário e quatro gigantes normais. Caracterizamos em detalhe seus padrões de abundância para os elementos Na, Mg, Al, Si, Ca, Sc, Ti, V, Cr, Mn, Fe, Co, Ni, Cu, Zn, Sr, Y, Zr, Ba, La, Ce, Nd, Sm, Eu e Gd e determinamos em detalhe as fontes de erro nestes resultados para sua melhor caracterização. Concluímos assim que alguns objetos classificados na literatura como estrelas de bário são na verdade gigantes normais. Posicionamos as estrelas no diagrama HR obtendo suas massas e idades. Construímos dois padrões médios de abundâncias, para estrelas com excessos de abundância moderados e com grandes excessos. Comparamos esses resultados com previsões teóricas e determinamos os melhores parâmetros de exposição de nêutrons que os ajustam. Concluímos que os mesmos valores de exposição de nêutrons podem reproduzir os excessos observados nos dois grupos de estrelas. Discutimos ainda efeitos nucleossintéticos, ligados ao processo-s, sugeridos na literatura para elementos como Cu, Mn, V e Sc.
Palavras-chave: Abundâncias de estrelas
Estrelas gigantes de bário
Espectroscopia astronômica
Stellar abundances
Barium giant stars
Astronomical spectroscopy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Fev-2003
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SMILJANIC, Rodolfo Henrique Silva. Análise detalhada de abundâncias de estrelas gigantes de bário. 2003. 134 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RHSSmiljanic.pdf22.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.