Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20276
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do efeito de metabólitos da microbiota gastrointestinal na virulência de Salmonella enterica
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Eduardo de Souza
Orientador: Antunes, Luis Caetano Martha
Coorientador: Peixoto, Rafael José Marques
Resumo: A microbiota gastrointestinal caracteriza-se como um grande complexo de microrganismos, estimados em mais de 1.000 espécies, que exercem funções críticas na manutenção da saúde de seu hospedeiro. Nesse contexto heterogêneo, complexas interações ocorrem entre diferentes grupos microbianos e seu hospedeiro, afetando não só a relação entre estas duas partes mas também a resistência ou susceptibilidade à invasão por patógenos exógenos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a modulação da infecção por Salmonella enterica sorovar Typhimurium por metabólitos presentes na microbiota gastrointestinal. Através de estudos de sequenciamento de RNA, nosso grupo demonstrou anteriormente que a adição de um extrato de moléculas de baixo peso molecular de fezes humanas afetou a expressão de dezenas de genes de Salmonella. Interessantemente, genes envolvidos na invasão de células do hospedeiro encontraram-se entre os mais afetados. Através da caracterização do extrato fecal por meio de uma série de técnicas de purificação e análise molecular, pôde-se observar a presença de diversos compostos aromáticos nestas amostras. A partir do perfil observado, foram escolhidas algumas moléculas, e as mesmas foram obtidas de fontes comercias e testadas quanto à sua capacidade de modular a expressão de genes de invasão de Salmonella. Uma destas moléculas, o ácido 3,4-dimetilbenzoico, demonstrou atividade significativa, reprimindo a expressão de genes de invasão de Salmonella, entre eles o gene hilA, principal regulador da Ilha de Patogenicidade de Salmonella 1. Através de um ensaio de invasão de células hospedeiras, pôde-se constatar uma redução de 84% no potencial de invasão de Salmonella na presença do ácido 3,4-dimetilbenzoico. Os resultados obtidos demonstraram que há uma forte modulação transcricional de um dos principais fatores de virulência deste microrganismo, e que tal modulação compromete o potencial de invasão em células hospedeiras. O presente trabalho representa um passo importante para o entendimento das variadas funções da microbiota intestinal e as interações envolvidas em seu ambiente natural.
Palavras-chave: Salmonella
Microbiota
Metabólitos
Sinalização
Small molecules
Chemical signaling
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, E. de S. (2016). Análise do efeito de metabólitos da microbiota gastrointestinal na virulência de Salmonella enterica [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESAlves.pdf895.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.