Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20279
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Destruição de moléculas em nebulosas planetárias
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Rosicler da Silva
Tutor: Boechat-Roberty, Heloísa Maria
Resumen: Os Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (PAHs) presentes em nebulosas planetárias sofrem a interação da radiação Ultravioleta (UV) e Raios-X, provenientes da estrela central, que provocam a excitação, ionização e dissociação destas moléculas. Neste trabalho estudamos a fotodissociação de um PAH, a molécula metil-antraceno (C14H9CH3) usando fótons UV e Raios-X. Os experimentos foram realizados no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), localizado em Campinas, SP. Foram obtidos espectros de massa fazendo uso da técnica de coincidência elétron-íon, onde os fragmentos iônicos da molécula foram identificados e as abundâncias relativas de cada fragmento foram determinadas. Observamos que o metil-antraceno é muito resistente aos fótons UV, fragmentando-se pouco. O que confirma que os PAHs absorvem no UV, rearranjam-se internamente e imitem no infravermelho. No entanto, observamos que a molécula é muito destruída quando usamos Raios-X, produzindo íons mais leves. A identificação dos fragmentos nos espectros de massa também nos permitiu verificar que radicais e moléculas detectados na nebulosa planetária CRL 618 — como o C4H2, C6H2, C4HCH3 e C2HCH3 – são produtos da fotofragmentação da molécula metil-antraceno. Este resultado nos leva a supor que estes fragmentos podem ser resultantes da fotodissociação de outros PAHs metilados, corroborando com outros resultados na literatura que sugerem a existência deste grupo molecular no meio interestelar.
Materia: Nebulosas planetárias
Astroquímica
Meio interestelar
Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos
Planetary nebulae
Astrochemistry
Interstellar medium
Polycyclic aromatic hydrocarbons
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-mar-2005
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NEVES, Rosicler da Silva. Destruição de moléculas em nebulosas planetárias. 2005. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSNeves.pdf9.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.