Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Trindade, Gabriela dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T20:26:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Gabriela dos Reis. Aprender o mundo por meio do brincar: reflexões sobre uma experiência pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20298 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | Aprender o mundo por meio do brincar: reflexões sobre uma experiência pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilela, Rafaela Louise Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Erika Jennifer Honorio | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é um estudo qualitativo realizado a partir da observação e vivência que tive como estagiária, auxiliar e professora regente, em duas turmas de crianças de 5-6 anos em uma escola privada na zona norte do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca: o MIIN. O objetivo da pesquisa é trazer elementos teóricos e experiências empíricas desenvolvidas nesse espaço que contribuam para a compreensão da brincadeira como eixo pedagógico na educação infantil, conforme afirmam as DCNEI/2010. Como a brincadeira pode aparecer no cotidiano da educação infantil? Qual é o papel do professor para enriquecer as possibilidades de brincadeira das crianças? Como o brincar pode se articular com os projetos de trabalho desenvolvidos? Como aporte teórico para as reflexões aqui apresentadas, que fundamentam e ampliam a perspectiva discutida, destaco: Borba, Sarmento, Vygotsky, Arenhart, Freire e Barbosa. Propondo uma análise e debate crítico sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento cultural e cognitivo das crianças, e sua centralidade nos documentos orientadores de práticas pedagógicas para a educação infantil, aponto a necessidade de um brincar que não busca produzir algo ao fim, mas se realiza enquanto expressão cultural, direito fundamental da criança e experiência lúdica e de fruição. Assim, o trabalho destaca a brincadeira enquanto parte do nosso escopo de responsabilidades profissionais, tanto no que concerne à observação e análise dessas práticas, como na intervenção e ampliação desse brincar; que não obstante, precisa de disposição física e emocional do professor, de estar brincante. Nesse sentido, é fundamental que se tenha tempo e disponibilidade para brincadeira, flexibilidade do cotidiano e da rotina dos espaços pré-escolares, formações pedagógicas que bebam de referências cujo entendimento do brincar não mais naturalize-o como atividade de menor importância. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GTrindade.pdf | 570.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.