Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20298
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Aprender o mundo por meio do brincar: reflexões sobre uma experiência pedagógica |
Autor(es)/Inventor(es): | Trindade, Gabriela dos Reis |
Tutor: | Arenhart, Deise |
Resumen: | Este trabalho de conclusão de curso é um estudo qualitativo realizado a partir da observação e vivência que tive como estagiária, auxiliar e professora regente, em duas turmas de crianças de 5-6 anos em uma escola privada na zona norte do Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca: o MIIN. O objetivo da pesquisa é trazer elementos teóricos e experiências empíricas desenvolvidas nesse espaço que contribuam para a compreensão da brincadeira como eixo pedagógico na educação infantil, conforme afirmam as DCNEI/2010. Como a brincadeira pode aparecer no cotidiano da educação infantil? Qual é o papel do professor para enriquecer as possibilidades de brincadeira das crianças? Como o brincar pode se articular com os projetos de trabalho desenvolvidos? Como aporte teórico para as reflexões aqui apresentadas, que fundamentam e ampliam a perspectiva discutida, destaco: Borba, Sarmento, Vygotsky, Arenhart, Freire e Barbosa. Propondo uma análise e debate crítico sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento cultural e cognitivo das crianças, e sua centralidade nos documentos orientadores de práticas pedagógicas para a educação infantil, aponto a necessidade de um brincar que não busca produzir algo ao fim, mas se realiza enquanto expressão cultural, direito fundamental da criança e experiência lúdica e de fruição. Assim, o trabalho destaca a brincadeira enquanto parte do nosso escopo de responsabilidades profissionais, tanto no que concerne à observação e análise dessas práticas, como na intervenção e ampliação desse brincar; que não obstante, precisa de disposição física e emocional do professor, de estar brincante. Nesse sentido, é fundamental que se tenha tempo e disponibilidade para brincadeira, flexibilidade do cotidiano e da rotina dos espaços pré-escolares, formações pedagógicas que bebam de referências cujo entendimento do brincar não mais naturalize-o como atividade de menor importância. |
Materia: | Educação infantil Professores Crianças Brincadeiras |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 31-mar-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | TRINDADE, Gabriela dos Reis. Aprender o mundo por meio do brincar: reflexões sobre uma experiência pedagógica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GTrindade.pdf | 570.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.