Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20318
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação de biossurfactantes microbianos na recuperação de metais oriundos de resíduo de refinaria
Autor(es)/Inventor(es): Antunes, Thaís Sales
Orientador: Sérvulo, Eliana Flavia Camporese
Coorientador: Liduino, Vitor da Silva
Resumo: Biossurfactantes são compostos tensoativos sintetizados por via microbiana que apresentam propriedades de adsorção, ação espumante ou antiespumante, solubilidade ou detergência, dependendo de sua estrutura molecular. Além disso, estes biocompostos apresentam aspectos como baixa toxicidade, boa biodegradabilidade e, tolerância à temperatura, pH e força iônica. Diversas espécies bacterianas produzem grande variedade de tensoativos. Apesar das vantagens de sua aplicação, o uso industrial dos surfactantes biológicos ainda é limitado devido ao oneroso custo no processo de obtenção. Uma alternativa para redução do custo é a utilização de meios de produção que empregam matérias primas renováveis e de fácil obtenção. Na atualidade, os diversos setores industriais buscam atitudes socioeconômicas e ambientais que satisfaçam as rigorosas legislações governamentais e a opinião pública, por isso a minimização de rejeitos é fator fundamental para o sucesso da cadeia produtiva. Em particular, a indústria do petróleo pode ser considerada a principal fonte geração de rejeitos e de poluição ambiental. Ao ano, cerca de 10.000 toneladas de catalisadores utilizados no refino de óleo são descartados por apresentarem baixa eficiência. Neste cenário, a reciclagem de catalisadores esgotados permitirá reduzir os custos com o refino de petróleo, além de contribuir para proteção do meio ambiente. O presente estudo avaliou a eficiência do tensoativo produzido por isolado de Bacillus subtilis na recuperação de metais adsorvidos em catalisadores esgotados de refinaria. Comparativamente, um biossurfactante comercial e um surfactante químico também foram analisados. O biossurfactante produzido em escala laboratorial apresentou boa estabilidade a amplas faixas de pH e temperatura, além de ser eficiente no sequestro de metais, com destaque comparativo aos tensoativos comerciais para Al (30,44%) e Fe (98%), mesmo em baixas concentrações e por tempo limitado.
Palavras-chave: Biossurfactantes
Bacillus subtilis
Catalisadores de hidrotratamento
Biosurfactants
Hydrotreating catalyst
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANTUNES, T. S. (2016). Aplicação de biossurfactantes microbianos na recuperação de metais oriundos de resíduo de refinaria [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSAntunes.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.