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http://hdl.handle.net/11422/20319
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Uma revisão sobre a produção de bioquerosene de aviação a partir de bioetanol via Rota ATJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Andressa Christine Dutra da |
Tutor: | Reyes Cruz, Yordanka |
Resumen: | No presente trabalho apresentou-se uma Revisão sobre a Produção de Bioquerosene de Aviação a partir de Bioetanol via Rota ATJ. Atualmente, o setor de aviação mostra-se como fundamental para a movimentação econômica do país e ainda tende ao crescimento, visto que o mesmo permite o transporte de carga e pessoas de forma mais cômoda e rápida. Com essa propensão, tornou-se importante a busca por combustíveis de origem renovável e rotas sintéticas de tecnologia verde a fim de diminuir os impactos ambientais, e aumentando a sustentabilidade. Com isso, neste trabalho, o produto Querosene de Aviação é apresentado com sua definição, composição, propriedades, relevância no mercado brasileiro, tecnologia de produção a partir de combustível fóssil e rotas tecnológicas do Querosene de Aviação Alternativo regidas pela ASTM D7566-21 e Resolução nº 856 da Agência Nacional de Petróleo. Adiante, contextualizou-se sobre a matéria-prima para o Querosene de Aviação Alternativo SPK-ATJ que é o Etanol e seus processos de obtenção para Primeira e Segunda Geração que são os mais conhecidos atualmente, relatando também sobre o mercado brasileiro de etanol com sua capacidade produtiva e produção. Finalmente, o Bioquerosene de Aviação SPK-ATJ é discutido pelas suas especificações e aprofundando sobre a Rota ATJ com cada etapa discutida. Ademais, houve um levantamento do andamento de estudos da área em nível nacional e internacional através dos principais congressos da área e dos institutos de fomento à pesquisa: CNPq e Finep. Outrossim, foram investigados os gargalos tecnológicos do processo nas etapas de desidratação e oligomerização, em que o a primeira mostrou a necessidade de busca por um catalisador estável, seletivo e que exija temperaturas brandas, enquanto para a segunda, o catalisador permita condições reacionais brandas (pressão e temperatura), seletivo e estável. No presente momento, o processo apresenta-se em escala piloto. |
Materia: | Bioquerosene de aviação Bioetanol Tecnologia verde Impactos ambientais |
Materia CNPq: | CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL |
Unidade de producción: | Escola de Química |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 9-ene-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Química Industrial |
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