Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Gameiro, Cintia Orlando | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T13:49:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
dc.identifier.citation | GAMEIRO, Cintia Orlando. Portinari entre a tradição e a modernidade: consagrações e contradições em busca de uma pintura social. 2023. 175 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20341 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Candido Portinari | pt_BR |
dc.subject | Modernismo brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Arte social | pt_BR |
dc.title | Portinari entre a tradição e a modernidade: consagrações e contradições em busca de uma pintura social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe-se a apresentar um estudo sobre a figura ambígua de Candido Portinari, sua contribuição para a arte social nacional bem como sua importância na formação da visualidade moderna brasileira. Sabe-se que defender uma arte figurativa ou abstrata era defender discursos diferentes sobre formas de pensar e de estar no mundo. Portinari, nesse contexto, defende uma arte social com viés figurativo, “legível” ao povo, sem deixar em segundo plano sua preocupação plástica. Dentro desse contexto, é de interesse desta pesquisa investigar a dimensão e a proporção da participação da obra social portinariana nos modernismos brasileiros. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceituar "modernidade", "moderno" e "modernismo", bem como "tradição" e "identidade cultural nacional"; analisar a formação e os discursos dos modernismos brasileiros; investigar a dimensão e a proporção da atuação de Candido Portinari na formação da visualidade moderna brasileira e a peculiaridade estética aplicada em suas obras, bem como sua contribuição na construção de uma identidade nacional através de sua pintura social. Para o efetivo desenvolvimento dos objetivos específicos em um corpo consistente de análise e argumentação, este estudo tem como base uma pesquisa descritiva e adota-se como metodologia uma abordagem qualitativa, com base em um estudo comparativo de dados primários e secundários, em uma revisão bibliográfica e documental que permita um maior aprofundamento sobre o tema da pesquisa. Assim, foi possível concluir que o artista, por meio de suas produções artísticas de engajamento social, desempenhou um importante papel na construção e irradiação de sua arte social voltada para a realidade nacional. Portinari conseguiu unir os ideais modernistas aos seus anseios pessoais e criou uma sensibilidade artística e coletiva, permitindo a construção de uma história não oficial e não panfletária dos temas nacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
COGameiro.pdf | 15.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.