Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20341
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Portinari entre a tradição e a modernidade: consagrações e contradições em busca de uma pintura social
Autor(es)/Inventor(es): Gameiro, Cintia Orlando
Tutor: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Resumen: O presente trabalho propõe-se a apresentar um estudo sobre a figura ambígua de Candido Portinari, sua contribuição para a arte social nacional bem como sua importância na formação da visualidade moderna brasileira. Sabe-se que defender uma arte figurativa ou abstrata era defender discursos diferentes sobre formas de pensar e de estar no mundo. Portinari, nesse contexto, defende uma arte social com viés figurativo, “legível” ao povo, sem deixar em segundo plano sua preocupação plástica. Dentro desse contexto, é de interesse desta pesquisa investigar a dimensão e a proporção da participação da obra social portinariana nos modernismos brasileiros. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: conceituar "modernidade", "moderno" e "modernismo", bem como "tradição" e "identidade cultural nacional"; analisar a formação e os discursos dos modernismos brasileiros; investigar a dimensão e a proporção da atuação de Candido Portinari na formação da visualidade moderna brasileira e a peculiaridade estética aplicada em suas obras, bem como sua contribuição na construção de uma identidade nacional através de sua pintura social. Para o efetivo desenvolvimento dos objetivos específicos em um corpo consistente de análise e argumentação, este estudo tem como base uma pesquisa descritiva e adota-se como metodologia uma abordagem qualitativa, com base em um estudo comparativo de dados primários e secundários, em uma revisão bibliográfica e documental que permita um maior aprofundamento sobre o tema da pesquisa. Assim, foi possível concluir que o artista, por meio de suas produções artísticas de engajamento social, desempenhou um importante papel na construção e irradiação de sua arte social voltada para a realidade nacional. Portinari conseguiu unir os ideais modernistas aos seus anseios pessoais e criou uma sensibilidade artística e coletiva, permitindo a construção de uma história não oficial e não panfletária dos temas nacionais.
Materia: Candido Portinari
Modernismo brasileiro
Arte social
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 27-mar-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GAMEIRO, Cintia Orlando. Portinari entre a tradição e a modernidade: consagrações e contradições em busca de uma pintura social. 2023. 175 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COGameiro.pdf15.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.