Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20342
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Heinrich, Fabiana Oliveira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luísa Forain Rocha Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T14:49:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luísa Forain Rocha Costa de. Adobe inc.: diálogos sobre ensino e hegemonia no curso de Comunicação Visual Design da EBA-UFRJ. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20342 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adobe | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Hegemonia | pt_BR |
dc.title | Adobe inc.: diálogos sobre ensino e hegemonia no curso de Comunicação Visual Design da EBA-UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em uma investigação crítica sobre a presença da empresa de tecnologia norte-americana Adobe Inc. no ensino de Design. Por constituírem atualmente uma exigência do mercado de trabalho, os softwares pertencentes à empresa acabaram tornando-se demandas comuns nos cursos superiores de Design, que então incluem em seus currículos disciplinas inteiras dedicadas ao ensino dessas ferramentas. O que precisa ser encarado com cautela, afinal, há impeditivos e consequências, sobretudo econômicos e ideológicos, quando se instaura o domínio de uma única corporação no contexto de sala de aula, especialmente se nos voltarmos para o cenário atual do ensino público brasileiro. Para compreendermos as razões por trás desse fenômeno, iniciamos a pesquisa por uma fundamentação teórica, aprofundando-nos em três eixos-chave: ensino, criatividade e hegemonia. Em seguida, voltamo-nos para a realidade concreta a partir de um contexto próximo da vivência da autora: realizamos um estudo de caso na disciplina de Oficina Gráfica Digital, ofertada no curso de Comunicação Visual Design da UFRJ. Nesse estudo de caso, primeiro consultamos os estudantes por meio de um formulário e, posteriormente, os docentes, por meio de entrevistas semiestruturadas. Depois, concatenamos as descobertas da pesquisa teórica com os dados do formulário e das entrevistas em um workshop com estudantes, cujo objetivo foi levar as reflexões críticas geradas até o momento para os participantes da dinâmica. Por fim, como produto final, construímos uma landing page, que concentra o conteúdo da pesquisa e ainda fornece instruções de reprodução do workshop. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LFRCOliveira.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.