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dc.contributor.advisorBarbosa-Fohrmann, Ana Paula-
dc.contributor.authorCurty, Gustavo da Conceição-
dc.date.accessioned2023-05-09T13:55:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCURTY, Gustavo da Conceição. A efetivação da educação inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas do estado do Rio de Janeiro. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20390-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPessoa com Deficiênciapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPerson with Disabilitiespt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleA efetivação da educação inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas do estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4012995260619181pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Aubert, Anna Caramuru Pessoa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005170752734528pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca demonstrar como está a atual situação e a plena efetivação da inclusão de pessoas com deficiência, especialmente as que possuem o transtorno de espectro autista, em escolas públicas regulares do Rio de Janeiro. A metodologia adotada foi dividida em duas partes, uma de cunho teórico e outra de cunho prático. No primeiro capítulo foi analisado o panorama internacional, especialmente tratados, convenções e declarações que abordam a educação inclusiva, da mesma forma foi tratado o panorama nacional. No segundo capítulo foi feita uma análise de cinco casos para verificar como se dava a aplicação das normativas descritas. Ao final, foi possível concluir que apesar das normas nacionais e internacionais terem evoluído de maneira positiva, muito ainda deve ser feito para que ocorra a plena efetivação destas normas, pois muitas pessoas com deficiência ainda possuem dificuldades para acessá-las de maneira adequada, muitas vezes necessitando recorrer à justiça para conseguir acesso à educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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