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http://hdl.handle.net/11422/20390
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Barbosa-Fohrmann, Ana Paula | - |
| dc.contributor.author | Curty, Gustavo da Conceição | - |
| dc.date.accessioned | 2023-05-09T13:55:07Z | - |
| dc.date.available | 2023-12-21T03:00:24Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | - |
| dc.identifier.citation | CURTY, Gustavo da Conceição. A efetivação da educação inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas do estado do Rio de Janeiro. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20390 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Pessoa com Deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Education | pt_BR |
| dc.subject | Person with Disabilities | pt_BR |
| dc.subject | Autism | pt_BR |
| dc.subject | Inclusion | pt_BR |
| dc.title | A efetivação da educação inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas do estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4012995260619181 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorCo1 | Aubert, Anna Caramuru Pessoa | - |
| dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005170752734528 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa busca demonstrar como está a atual situação e a plena efetivação da inclusão de pessoas com deficiência, especialmente as que possuem o transtorno de espectro autista, em escolas públicas regulares do Rio de Janeiro. A metodologia adotada foi dividida em duas partes, uma de cunho teórico e outra de cunho prático. No primeiro capítulo foi analisado o panorama internacional, especialmente tratados, convenções e declarações que abordam a educação inclusiva, da mesma forma foi tratado o panorama nacional. No segundo capítulo foi feita uma análise de cinco casos para verificar como se dava a aplicação das normativas descritas. Ao final, foi possível concluir que apesar das normas nacionais e internacionais terem evoluído de maneira positiva, muito ainda deve ser feito para que ocorra a plena efetivação destas normas, pois muitas pessoas com deficiência ainda possuem dificuldades para acessá-las de maneira adequada, muitas vezes necessitando recorrer à justiça para conseguir acesso à educação inclusiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Direito | |
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|---|---|---|---|---|
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