Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20393
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma análise sobre o reconhecimento de pessoas, suas interferências e valor probatório no sistema criminal de justiça brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Santana, Gabrielle Ferreira
Advisor: Garrido, Rodrigo Grazinoli
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo a análise do instituto do Reconhecimento de Pessoas como meio de prova no Processo Penal brasileiro, sobretudo no que diz respeito à forma como esse ato é conduzido nas delegacias e no juízo, suas falhas e interferências técnicas, bem como seu valor probatório. Para isso, além de um estudo histórico acerca da conceituação da prova e dos meios de prova em panorama geral, buscou-se traçar um paralelo entre o procedimento previsto na norma legal e a forma com que é aplicado na prática. Tal comparação se mostra extremamente necessária, uma vez que, por vezes, a técnica (ou falta de técnica) empregada na realização do Reconhecimento pode indicar a confiabilidade e validade da prova produzida. Além disso, buscou-se demonstrar a importância de alinhar a atuação dos agentes de justiça aos ensinamentos trazidos pela psicologia sobre o assunto. Sabe-se que o processo penal é uma pena em si próprio, logo, as reflexões sobre o tema se faz de grande importância para que se pensem novos paradigmas que avancem no sentido de mitigar as frequentes condenações criminais de pessoas inocentes.
Keywords: Direito Processual Penal
Reconhecimento de Pessoas
Reconhecimento Fotográfico
Psicologia do Testemunho
Memorias Falsas
Criminal Procedural Law
Eyewitness Identificarion
Photographic Identification
Psychology of Testimony
False Memories
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTANA, Gabrielle Ferreira. Uma análise sobre o reconhecimento de pessoas, suas interferências e valor probatório no sistema criminal de justiça brasileiro. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GFSantana.pdf434.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.