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http://hdl.handle.net/11422/203
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.author | Maciel, Felipe Andrade Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T17:35:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/203 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Videogame | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Role-playing games | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.title | Transmissão informacional nas linguagens das narrativas dos role-playing games eletrônicos: o caso Radiata Stories | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7583404045542322 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Senna, Ana | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Antonio José Barbosa de | - |
dc.description.resumo | Os video games representam um novo formato de se contar histórias e, nas últimas décadas, se apresentam arraigados a inúmeras esferas da vida cotidiana. Eles participaram do processo de sinergia entre diferentes linguagens e tecnologias de informação e comunicação durante o século XX e influenciaram a diversos campos das artes e dos saberes. O objetivo deste trabalho é analisar os video games, mais especificamente os do tipo role-playing games em formato eletrônico, como um dispositivo facilitador de transmissão informacional através de sua narrativa digital. Discute-se as relações entre video games e narrativas digitais, bem como as possibilidades de informação condensadas neles. Utiliza a metodologia de Aarseth (2001) para analisar o jogo Radiata Stories e a abordagem narratológica de Murray (2003) para caracterizar os aspectos estéticos das narrativas encontradas no RPG. Ainda, faz um mapeamento histórico do surgimento e disseminação dos video games na sociedade atual a fim de compreender sua natureza como produto cultural. Por fim, considera que, assim como qualquer outro substrato para uma narrativa, os video games também abarcam um amplo espectro de possibilidades comunicativas e informacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
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MACIEL, F. Transmissão informacional nas linguagens das narrativas dos role-playing games eletrônicos...pdf | 737.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
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