Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/203
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dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorMaciel, Felipe Andrade Vieira-
dc.date.accessioned2016-04-29T17:35:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:29Z-
dc.date.issued2013-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/203-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectRole-playing gamespt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.titleTransmissão informacional nas linguagens das narrativas dos role-playing games eletrônicos: o caso Radiata Storiespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee1Senna, Ana-
dc.contributor.referee2Oliveira, Antonio José Barbosa de-
dc.description.resumoOs video games representam um novo formato de se contar histórias e, nas últimas décadas, se apresentam arraigados a inúmeras esferas da vida cotidiana. Eles participaram do processo de sinergia entre diferentes linguagens e tecnologias de informação e comunicação durante o século XX e influenciaram a diversos campos das artes e dos saberes. O objetivo deste trabalho é analisar os video games, mais especificamente os do tipo role-playing games em formato eletrônico, como um dispositivo facilitador de transmissão informacional através de sua narrativa digital. Discute-se as relações entre video games e narrativas digitais, bem como as possibilidades de informação condensadas neles. Utiliza a metodologia de Aarseth (2001) para analisar o jogo Radiata Stories e a abordagem narratológica de Murray (2003) para caracterizar os aspectos estéticos das narrativas encontradas no RPG. Ainda, faz um mapeamento histórico do surgimento e disseminação dos video games na sociedade atual a fim de compreender sua natureza como produto cultural. Por fim, considera que, assim como qualquer outro substrato para uma narrativa, os video games também abarcam um amplo espectro de possibilidades comunicativas e informacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação



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