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dc.contributor.advisorSchleder, Maurício Durão-
dc.contributor.authorConde, Aline Kawae-
dc.date.accessioned2017-05-19T19:36:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:59Z-
dc.date.issued2008-12-10-
dc.identifier.citationCONDE, Aline Kawae. Mística rubro-negra: uma análise sobre clube imprensa e torcida. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2041-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFubebolpt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectTorcidapt_BR
dc.titleMística rubro negra: uma análise sobre clube, imprensa e torcidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Gabriel Collares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando Antonio Mansur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555pt_BR
dc.description.resumoEstuda um dos maiores fenômenos da cultura brasileira: o futebol. Ao focar no Clube de Regatas do Flamengo, pretende-se desvendar a mística existente em torno do time rubro-negro carioca. Para isso, a análise propõe-se a avaliar o universo simbólico que envolve o clube, a relação dele com a imprensa e o que leva torcedores a se engajarem em projetos de torcidas organizadas. Essas três peças-chave, mesmo que analisadas em capítulos distintos, estão intimamente associadas. Assim pretende-se refletir sobre a proposta de que o clube cria a aura mística, o torcedor a vive e a imprensa a constrói diariamente. O objetivo fundamental desta pesquisa é estudar o jornalismo esportivo e como ele é influenciado pelo time do Flamengo. Esta análise é relevante na medida em que possibilita uma reflexão crítica sobre a função social do jornalismo na difusão da paixão pelo futebol. Embora não seja o cerne do estudo, será necessário voltar no tempo e relembrar momentos importantes da história do clube. Especialmente a década de 80, quando o time viveu período de glórias que muito contribuíram para a imagem do Flamengo atualmente. Apesar de parecer, à primeira vista, um trabalho pró-rubro-negro, o presente estudo tem a preocupação constante de manter distanciamento crítico ao analisar aspectos que fazem este time ser considerado o “mais querido” por 35 milhões de brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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