Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2041
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mística rubro negra: uma análise sobre clube, imprensa e torcida
Autor(es)/Inventor(es): Conde, Aline Kawae
Orientador: Schleder, Maurício Durão
Resumo: Estuda um dos maiores fenômenos da cultura brasileira: o futebol. Ao focar no Clube de Regatas do Flamengo, pretende-se desvendar a mística existente em torno do time rubro-negro carioca. Para isso, a análise propõe-se a avaliar o universo simbólico que envolve o clube, a relação dele com a imprensa e o que leva torcedores a se engajarem em projetos de torcidas organizadas. Essas três peças-chave, mesmo que analisadas em capítulos distintos, estão intimamente associadas. Assim pretende-se refletir sobre a proposta de que o clube cria a aura mística, o torcedor a vive e a imprensa a constrói diariamente. O objetivo fundamental desta pesquisa é estudar o jornalismo esportivo e como ele é influenciado pelo time do Flamengo. Esta análise é relevante na medida em que possibilita uma reflexão crítica sobre a função social do jornalismo na difusão da paixão pelo futebol. Embora não seja o cerne do estudo, será necessário voltar no tempo e relembrar momentos importantes da história do clube. Especialmente a década de 80, quando o time viveu período de glórias que muito contribuíram para a imagem do Flamengo atualmente. Apesar de parecer, à primeira vista, um trabalho pró-rubro-negro, o presente estudo tem a preocupação constante de manter distanciamento crítico ao analisar aspectos que fazem este time ser considerado o “mais querido” por 35 milhões de brasileiros.
Palavras-chave: Fubebol
Imprensa
Torcida
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CONDE, Aline Kawae. Mística rubro-negra: uma análise sobre clube imprensa e torcida. 2008. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACONDE.pdf531.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.