Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20444
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aplicação do custeio baseado-em-atividades e do gerenciamento baseado-em-atividades em despesas com consumo de água em condomínio residencial: estudo de caso
Author(s)/Inventor(s): Abdalla, Cristina Lessa
Advisor: Westenberger, Henrique
Abstract: Com aumento global da população, indústria e agricultura, em ambiente de recursos hídricos cada vez mais limitados, se faz urgente gestão responsável da água. Neste quadro, de custo da água imperativo e em debate, indivíduos para disporem de um controle de seu consumo, vêm aumentando o uso de hidrômetros individuais. No Brasil, a tendência é retratada, em determinadas jurisdições, pela promulgação de leis exigindo a hidrometração individualizada para edifícios novos e, em alguns casos, a adaptação dos antigos. Quando permitida a hidrometração compartilhada, a cobrança da água deve ser feita segundo o Código Civil: pela fração ideal das unidades, exceto quando estipulado(s) outro(s) critério(s) pela Convenção. O Custeio Baseado-em-Atividades (ABC–Activity Based Costing) procura direcionar custos indiretos aos seus objetos de custo, analisando nível de suas atividades e de como estas consomem recursos. No Gerenciamento Baseado em-Atividades (ABM-Activity Based Management), interpretações dos resultados do Custeio ABC embasam decisões de racionalização das atividades e despesas. Em estudo de caso em condomínio residencial com apartamentos de igual fração ideal, o presente trabalho objetivou verificar se a distribuição da frequência de pessoas entre os apartamentos se apresentava não uniforme, com expressividade relevante para indicar, após aplicação do custeio ABC, com a frequência de pessoas por apartamento como direcionador de custos, que apartamentos estariam sendo, através do critério da fração ideal e conforme sua configuração de frequentadores, sub ou sobretaxados, na divisão das despesas com água. A hipótese da distribuição não uniforme foi confirmada, encontrando-se distribuição normal. Sob o critério de rateio por frequência de pessoas, verificou-se, comparativamente, elevada sobrecarga na cobrança uniforme em uso aos apartamentos com frequência de até 2 (duas) pessoas, que compõem 60% das residências do edifício estudado, ficando os demais, com frequência de 3 (três) até 6 (seis) pessoas, com cobrança abaixo do consumo estimado em ABC. Com os resultados obtidos, pode-se avaliar, por ABM, o retorno em custo-benefício de medidas de contenção de gastos, com ações que vão desde a promoção da consciência coletiva, com educação para a economia, passando-se pelo levantamento de outros critérios de rateio e sua aplicação, até, se necessário e viável técnica e, por conseguinte, economicamente, a decisão pela hidrometração individualizada. Em aprofundamento futuro, entrevistas qualitativas e/ou quantitativas por unidade podem ser aplicadas, contemplando aspectos como hábitos dos frequentadores na utilização da água. Agregado a outros critérios alternativos, a frequência de pessoas pode ser utilizada em situações similares em que tenha relevância, como edifícios mistos, comerciais, industriais, hospitalares etc.
Keywords: Recursos hídricos
Custeio baseado em atividades
Condomínio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABDALLA, Cristina Lessa. Aplicação do custeio baseado-em-atividades e do gerenciamento baseado-em-atividades em despesas com consumo de água em condomínio residencial: estudo de caso. 2011. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAbdalla.pdf328.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.