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dc.contributor.advisorLeite, Valdecy Faria-
dc.contributor.authorEl-Assad, Laiz Barbagelata-
dc.date.accessioned2023-05-12T14:38:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationEL-ASSAD, Laiz Barbagelata. A influência das restrições éticas e legais ao marketing contemporâneo: um estudo de caso sobre a indústria tabagista. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20448-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFumopt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.titleA influência das restrições éticas e legais ao marketing contemporâneo: um estudo de caso sobre a indústria tabagistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2256679804280874pt_BR
dc.description.resumoNo âmbito das restrições à indústria tabagistas, o presente estudo tem como principal objetivo a investigação da percepção da população e dos varejistas quanto à relevância da divulgação de cigarros no ponto de venda, além das particularidades e dos diferentes fatores que influenciam potenciais ou já fumantes. Pretende-se confrontar as expectativas sobre o novo cenário brasileiro e a efetividade dos meios de comunicação restantes às empresas de fumo. Para o alcance dos objetivos propostos, inicialmente procura-se entender profundamente como a literatura existente aborda a temática. Posteriormente foram realizadas uma pesquisa descritiva com estudantes de graduação em Administração da UFRJ e uma pesquisa exploratória, através de uma série de entrevistas com gerentes com mais de dez anos de experiência das lojas de conveniência Shell, possibilitando uma melhor comparação do período pré e pós-restrição, contribuindo para a qualidade e embasamento do estudo. Os dados obtidos apontaram que a amostra é positiva as restrições da indústria, apesar de acreditar que a pressão social é mais relevante do que a influência da mídia de massa para a decisão de entrada dos jovens na categoria. Verificou-se também um aumento explosivo no número e na sofisticação dos materiais expostos nos pontos de venda. Além disso, a disputa pelos espaços tornou-se mais acirrada, porém concentra-se entre dois grandes competidores: Souza Cruz e Philip Morris. O resultado também indica que os atuais fumantes são extremamente fiéis a uma única marca e, entre as classes mais baixa, concluiu-se que o preço representa o fator de maior relevância na decisão de compra ou troca de marca. Por fim, indaga-se a dificuldade de reversão do cenário de queda desta indústria, uma vez que a tendência de saudabilidade e a pressão do governo e órgãos públicos por restrições devem permanecer crescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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