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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência das restrições éticas e legais ao marketing contemporâneo: um estudo de caso sobre a indústria tabagista
Autor(es)/Inventor(es): El-Assad, Laiz Barbagelata
Orientador: Leite, Valdecy Faria
Resumo: No âmbito das restrições à indústria tabagistas, o presente estudo tem como principal objetivo a investigação da percepção da população e dos varejistas quanto à relevância da divulgação de cigarros no ponto de venda, além das particularidades e dos diferentes fatores que influenciam potenciais ou já fumantes. Pretende-se confrontar as expectativas sobre o novo cenário brasileiro e a efetividade dos meios de comunicação restantes às empresas de fumo. Para o alcance dos objetivos propostos, inicialmente procura-se entender profundamente como a literatura existente aborda a temática. Posteriormente foram realizadas uma pesquisa descritiva com estudantes de graduação em Administração da UFRJ e uma pesquisa exploratória, através de uma série de entrevistas com gerentes com mais de dez anos de experiência das lojas de conveniência Shell, possibilitando uma melhor comparação do período pré e pós-restrição, contribuindo para a qualidade e embasamento do estudo. Os dados obtidos apontaram que a amostra é positiva as restrições da indústria, apesar de acreditar que a pressão social é mais relevante do que a influência da mídia de massa para a decisão de entrada dos jovens na categoria. Verificou-se também um aumento explosivo no número e na sofisticação dos materiais expostos nos pontos de venda. Além disso, a disputa pelos espaços tornou-se mais acirrada, porém concentra-se entre dois grandes competidores: Souza Cruz e Philip Morris. O resultado também indica que os atuais fumantes são extremamente fiéis a uma única marca e, entre as classes mais baixa, concluiu-se que o preço representa o fator de maior relevância na decisão de compra ou troca de marca. Por fim, indaga-se a dificuldade de reversão do cenário de queda desta indústria, uma vez que a tendência de saudabilidade e a pressão do governo e órgãos públicos por restrições devem permanecer crescentes.
Palavras-chave: Fumo
Indústria
Marketing
Propaganda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: EL-ASSAD, Laiz Barbagelata. A influência das restrições éticas e legais ao marketing contemporâneo: um estudo de caso sobre a indústria tabagista. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
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