Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20466
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estimativa da população de estrelas simbióticas em galáxias do grupo local
Autor(es)/Inventor(es): Paiva, Marco Aurélio Laversveiler
Tutor: Gonçalves, Denise Rocha
Resumen: Este trabalho dedica-se ao estudo populacional de estrelas simbióticas (SySt), com o objetivo de encontrar uma forma robusta de estimar tal população na Via Láctea e em galáxias anãs do Grupo Local. SySt são sistemas binários evoluídos, cujas estrelas possuem massas baixas e/ou intermediárias, nos quais uma anã branca (WD) acreta massa de uma estrela gigante. Como essas WDs podem atingir massas próximas à massa de Chandrasekhar (MCh), SySt são consideradas potenciais progenitoras de supernovas do tipo Ia (SNe Ia). Esse fato motivou-nos a estimar a população de SySt em galáxias de diferentes massas estelares (M*), desta forma contribuindo para solução do problema de progenitores dessas supernovas. Usando dados observacionais adotamos duas abordagens, uma empírica e outra teórica. Obtivemos que a população SySt na Galáxia tem um valor mínimo de 1,69x10^3, esperado de 3,23x10^4 e como limite superior 6,18x10^4 SySt. Para as galáxias anãs o valor obtido foi de 2 a 4 ordens de grandeza inferior ao valor esperado para a Galáxia, a depender principalmente, dentre outras características, da massa das galáxias. Sobre as SNe Ia obtivemos como resultado geral que as SySt não são as principais progenitoras. Isso se deve ao fato de que a maioria das WDs em SySt possui massas inferiores a 1 M⊛, já que as taxas de acresção são insuficientes para que alcancem a MCh. No entanto, encontramos que uma pequena fração da população total de SySt seria progenitora de SNe Ia: na Galáxia ~ 1,5%; e ~ 3% nas galáxias anãs de Grupo Local – com M* >~ 10^7 M⊛. A partir do cálculo da taxa de formação de SNe Ia com SySt como progenitoras, mostramos que SySt podem ser responsáveis por 0,5 – 8,0% das SNe Ia ocorridas na Galáxia, além de que a maioria das galáxias anãs do Grupo Local ainda não experimentou SNe Ia provindas de SySt.
Materia: Estrelas binárias
Estrelas variáveis simbióticas
Supernovas tipo Ia
Binary stars
Symbiotic binary stars
Type Ia supernovae
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-feb-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PAIVA, Marco Aurélio Laversveiler. Estimativa da população de estrelas simbióticas em galáxias do grupo local. 2023. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MALPaiva.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.