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dc.contributor.advisorRodrigues, Paulo Henrique de Aguiar-
dc.contributor.authorRolim, Daniel La Rubia-
dc.date.accessioned2023-05-16T17:16:08Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:25Z-
dc.date.issued2023-04-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20471-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSegurança da informaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectTrapaçapt_BR
dc.subjectPrivacidadept_BR
dc.titleVisão geral sobre as trapaças e métodos antitrapaças em jogos digitais: entendendo a indústria, atores, métodos e preocupações acerca da privacidade na garantia de integridade competitiva entre os jogadorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5269625574293250pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Severio Collier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1416717596426384pt_BR
dc.contributor.referee2Rossetto, Silvana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0054098292730720pt_BR
dc.description.resumoCom a democratização do acesso à internet e a evolução tecnológica, os jogos digitais deixaram de ser somente uma forma de entretenimento e se tornaram também uma profissão, com o avanço do termo Esporte Eletrônico. Devido à popularização dos jogos e profissionalização de seus cenários competitivos, a preocupação com o combate às trapaças em jogos digitais é, hoje, uma questão de extrema relevância para as Desenvolvedoras, que precisam criar meios de manter a base de jogadores e garantir um ambiente íntegro, sem trapaças, para evitar a destruição do cenário competitivo e garantir a sobrevivência do próprio jogo, que é a fonte de receita. Este trabalho busca apresentar todos os pontos principais da Indústria de Trapaças dos jogos eletrônicos, nomeando os sujeitos que formam a Indústria, as maneiras de trapacear e algumas das formas com que as Desenvolvedoras de jogos buscam impedir o abuso em seus produtos. Ao final, será abordada uma discussão acerca da privacidade do usuário, buscando justificar a necessidade das empresas que desenvolvem software anti-trapaça de ter níveis de acesso privilegiado no dispositivo do usuário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

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