Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20495
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: DEHP modula a polimerização da hemoglobina S de pacientes falciformes
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Aghata Vitoria
Orientador: Berto Júnior, Clemilson
Coorientador: Nobre, Camila Cristina Guimarães
Resumo: A doença falciforme é ocasionada por uma mutação na posição 6 da beta globina, que codifica uma valina em vez do ácido glutâmico e provoca uma modificação estrutural na proteína que leva a formação da hemoglobina S (HbS). Quando desoxigenada, ocorre a polimerização da HbS que prejudica a oxigenação sanguínea e altera a morfologia do eritrócito do formato de disco bicôncavo para um de foice. Por causar muitas manifestações clínicas como as crises dolorosas, seu tratamento é feito, principalmente, com a hidroxiuréia e em casos graves com transfusões sanguíneas constantes. As bolsas de sangue são feitas de policloreto de vinila (PVC) junto com a adição de plastificantes, sendo o DEHP (di(2-etil-hexil) ftalato), o mais utilizado, sendo classificado como interferente endócrino. Esses plastificantes, ao entrar em contato com o ser humano, podem provocar efeitos tóxicos que modificam o sistema endócrino causando distúrbios no metabolismo da glicose, disfunção tireoidiana, má formação congênita e outros. A fim de analisar como os plastificantes presentes nas bolsas de sangue interferem na qualidade do material armazenado, o objetivo desse trabalho visa avaliar se a hemoglobina (Hb) é capaz de interagir com o DEHP e se, dessa forma, modularia a polimerização da HbS dos eritrócitos de pacientes falciformes. Dessa maneira, foi realizado o teste de polimerização da HbS em eritrócitos falciformes utilizando quatro concentrações finais de DEHP, sendo elas: 25 µM; 2,5 µM; 250 nM e 25 nM. Os resultados significativos obtidos in vitro apresentaram que o DEHP interage diretamente com a Hb isolada do paciente falciforme sendo capaz de aumentar a polimerização da HbS na maior concentração analisada de 25 µM. Em contrapartida, ao analisar menores concentrações de DEHP, como as de 2,5 µM e 25 nM, este demonstrou que atua retardando o início polimerização. Depreende-se, portanto, que o DEHP possui um efeito positivo, fazendo com que a polimerização demore mais tempo para acontecer nas concentrações de 2,5 µM e 25 nM, sendo capazes de proteger o eritrócito da falcização.
Palavras-chave: Anemia falciforme
Dietilexilftalato
Sistema endócrino
Hemoglobina
Anemia, sickle cell
Diethylhexyl phthalate
Endocrine system
Hemoglobin
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Aghata Vitoria. DEHP modula a polimerização da hemoglobina S de pacientes falciformes. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVMachado.pdf809.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.