Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2051
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A importância da instrução 70 da SUMOC para o desenvolvimento industrial brasileiro durante o segundo Governo Vargas (1951-1954)
Autor(es)/Inventor(es): Markoski, Alexandre Silva
Tutor: Freitas Filho, Almir Pita
Resumen: O início dos anos 50 foi marcado pelo retorno de Getúlio Vargas ao poder e retomada de seu projeto nacional desenvolvimentista. Principalmente com relação ao desenvolvimento industrial ainda pequeno no Brasil, além de muito dependente da importação de insumos e bens de capital. A Crise de 1953 no Brasil consistiu num período de escassez de divisas cambiais impossibilitando a importação de máquinas e matérias-primas indispensáveis para a manutenção da produção industrial brasileira. Com o intuito de solucionar esse problema e dar um maior estimulo ao desenvolvimento da indústria brasileira, foram feitas mudanças significativas no sistema cambial brasileiro, através da Instrução 70 da SUMOC. Nesse sentido, a política cambial da SUMOC, através da Instrução 70, funcionou como instrumento eficiente para o desenvolvimento industrial nacional durante o Segundo Governo Vargas (1951-54).
Materia: Governo Vargas
Superintendência da Moeda e do Crédito
Desenvolvimento industrial
Política cambial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2009
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASMarkoski.pdf305.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.