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dc.contributor.advisorRivas, Jéssica Chaves-
dc.contributor.authorSouto, Laiza Pereira Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-05-18T20:26:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:26Z-
dc.date.issued2022-01-13-
dc.identifier.citationSOUTO, Laiza Pereira Gonçalves. Utilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20522-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFoodspt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectScience diffusionpt_BR
dc.subjectSocial networkingpt_BR
dc.titleUtilização do Instagram® como estratégia para disseminação de conhecimento acerca da ciência dos alimentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7294077003342952pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9256108622845426pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Latini, Juliana Tomaz Pacheco-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4232978216805700pt_BR
dc.contributor.referee1Verdam, Maria Christina dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7705024439395916pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Francisco Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7648303522085382pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, uma das melhores estratégias para disseminação de informação acerca da qualidade de alimentos são as mídias sociais, cujo uso por consumidores mudou as expectativas e aumentou questionamentos sobre comercialização e inocuidade dos mesmos. Esse trabalho objetiva relatar a experiência das atividades realizadas pelo projeto através da utilização da rede social Instagram com divulgação de conteúdo científico na área de ciência dos alimentos para realização de educação em saúde no intuito de combater as desinformações disseminadas na sociedade, como também demonstrar o alcance dessas informações virtualmente difundidas pelo perfil. Foi criada uma conta @farmalimentos na rede social Instagram e através da mesma ocorreram uma série de publicações em forma de posts com diferentes temas relacionados a alimentos, como: Mito ou verdade, Fraudes alimentares e “Você sabia?!”. Foram feitos, ao todo, 7 posts sobre fraudes alimentares, sendo eles: fraude na cereja em calda; no queijo grana padano; no café descafeinado; no azeite de oliva; em especiarias; no leite e na pimenta do reino. Também foram feitos 6 posts na temática “Você sabia?!” onde foram abordados temas como COVID-19 x Vitamina C; curiosidades sobre o arroz integral; aquecimento do tomate; uso integral do brócolis; formação de acrilamida e embalagem do leite. Além disso, tivemos 6 posts de Mito ou Verdade sobre remolho de grãos e leguminosas, aquecimento do azeite, consumo do ovo e a sua influência no colesterol, chás para emagrecimento, origem da vitamina B12 e consumo de leite cru. Em tempos de pandemia, elaboramos posts com temas voltados para informação e conscientização da população quanto à doença, assim como uma cartilha de higienização de alimentos em tempos de COVID-19. Os resultados obtidos com as publicações de fraudes alimentares somaram um alcance de 3.260 pessoas que tiveram acesso ao nosso conteúdo publicado. 3.466 pessoas acessaram os posts relacionados à temática do “Você sabia?”. O alcance das publicações na temática “Mitos ou verdades” foi somado, totalizando 2.973 contas na qual nosso conteúdo foi entregue. O maior acesso da nossa conta foi o post da Cartilha de higienização de alimentos em tempos de COVID-19, atingindo 1.286 usuários. Conclui-se que desde a criação da rede social @farmalimentos há um crescente número de acessos aos posts publicados, especialmente, aqueles relacionados à saúde e bem-estar populacional, temas relevantes que aumentam o engajamento da página. Sendo esperado, desta forma, estar contribuindo para disseminação de conhecimento científico de qualidade, facilitando a escolha dos seguidores da página por alimentos saudáveis, seguros para o consumo, com melhores formas de preparo, além da troca de informações sobre outros assuntos relacionados e pertinentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Farmacêuticaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::BROMATOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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