Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20541
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O mercado de peer-to-peer lending (empréstimo ponta-a-ponta): uma análise da regulação e de seus participantes no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Alcantara, Felipe da Silva
Advisor: Schiray, Dalia Maimon
Abstract: O modelo de negócio Peer-to-Peer Lending surge em um contexto de expansão da Economia Compartilhada no mundo pós crise financeira de 2008 com a intensificação do desemprego e da queda da renda de grande parte da população que continuava a pretender o mesmo padrão de consumo. Esta monografia tem por objetivo a análise deste setor inovador, explicando a dinâmica do funcionamento do marketplace lending, passando pelo contexto histórico e o funcionamento das plataformas digitais, as chamadas fintechs. Para avaliar o perfil dos tomadores de crédito nestas plataformas e a motivação para que estes se engajem nesses negócios, foi elaborado um estudo de caso com os dados disponíveis nas plataformas “Iouu” e “Nexoos”. Utilizou-se técnicas de ciência de dados, como raspagem de dados (“Web Scraping”) usando a linguagem de programação Python e EDA (Exploratory Data Analysis). Conclui-se, o trabalho, com uma revisão da regulação vigente de um setor tão jovem, porém promissor.
Keywords: Economia compartilhada
Empréstimo Peer-to-Peer
Fintechs
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALCANTARA. Felipe da Silva. O mercado de peer-to-peer lending (empréstimo ponta-a-ponta): uma análise da regulação e de seus participantes no Brasil. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSAlcantara.pdf539.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.