Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20543
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Informalidade e gig economy: uma análise dos ocupados como condutores de automóveis, táxis e caminhonetes no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Gustavo Romero Sobrinho
Advisor: Pero, Valéria Lúcia
Abstract: O presente trabalho faz uma análise descritiva do mercado de trabalho brasileiro usando a PNAD contínua trimestral de 2012 até o primeiro trimestre de 2020 para examinar o impacto das novas formas de organização econômica sob a alcunha de “GIG Economy”. Para tanto, uma análise da informalidade no país como todo é contraposta com a informalidade da categoria de Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes presente na pesquisa do IBGE, onde se situam os motoristas de aplicativo. Os dados sugerem que a tendência de informalização verificada na economia brasileira é intensificada nos setores onde as plataformas digitais de trabalho passaram a atuar no período, combinando uma piora dos indicadores de trabalho com uma crescente vulnerabilidade dos trabalhadores ocupados.
Keywords: Informalidade
Gig economy
Mercado de trabalho
Seguridade social
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Gustavo Romero Sobrinho. Informalidade e gig economy: uma análise dos ocupados como condutores de automóveis, táxis e caminhonetes no Brasil. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRSRibeiro.pdf316.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.