Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20543
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Informalidade e gig economy: uma análise dos ocupados como condutores de automóveis, táxis e caminhonetes no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Gustavo Romero Sobrinho
Orientador: Pero, Valéria Lúcia
Resumo: O presente trabalho faz uma análise descritiva do mercado de trabalho brasileiro usando a PNAD contínua trimestral de 2012 até o primeiro trimestre de 2020 para examinar o impacto das novas formas de organização econômica sob a alcunha de “GIG Economy”. Para tanto, uma análise da informalidade no país como todo é contraposta com a informalidade da categoria de Condutores de automóveis, táxis e caminhonetes presente na pesquisa do IBGE, onde se situam os motoristas de aplicativo. Os dados sugerem que a tendência de informalização verificada na economia brasileira é intensificada nos setores onde as plataformas digitais de trabalho passaram a atuar no período, combinando uma piora dos indicadores de trabalho com uma crescente vulnerabilidade dos trabalhadores ocupados.
Palavras-chave: Informalidade
Gig economy
Mercado de trabalho
Seguridade social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Gustavo Romero Sobrinho. Informalidade e gig economy: uma análise dos ocupados como condutores de automóveis, táxis e caminhonetes no Brasil. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRSRibeiro.pdf316.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.