Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20550
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O estado como promotor do desenvolvimento análise das políticas de ciência e tecnologia (C&T) como estratégia industrializante nos “milagres” sul-coreano e brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Costa, Gustavo da Silva
Advisor: Olivera, Margarita
Abstract: O presente trabalho analisa o papel do Estado como promotor de duas experiências desenvolvimentistas na segunda metade do século XX, os “milagres” sul-coreano e brasileiro, com destaque para o desenvolvimento das áreas de ciência e tecnologia (C&T) como parte da estratégia industrializante nos respectivos países. Investiga-se quais foram as condições que permitiram o Estado sul-coreano a ingressar ativamente no novo paradigma tecnológico-organizacional dos anos 1980, para apurar as razões que impediram o Estado brasileiro de fazer o mesmo. A partir da apresentação da literatura sobre a relevância do Estado na promoção do desenvolvimento em industrializações tardias, explorou-se as características gerais e os resultados dos projetos nacional-desenvolvimentistas dos Estados sul-coreano e brasileiro. Argumentou-se que ambos os países concluíram sua industrialização pesada no final da década de 1970, mas as transformações no cenário internacional da virada da década impactaram de forma desigual a Coreia do Sul e o Brasil. As conclusões apontaram para a relevância dos fundamentos do padrão de desenvolvimento na determinação da trajetória dos países pós-1980, quando o Estado sul-coreano, por condicionantes internos e externos, consegue absorver os choques internacionais e assim direcionar sua estratégia industrializante para incorporar sua estrutura produtiva ao paradigma tecnológico-organizacional emergente, enquanto o Estado brasileiro perde sua capacidade de liderar e coordenar os investimentos na economia por conta dos graves desequilíbrios macroeconômicos que passam a ditar a natureza das políticas econômicas do país.
Keywords: Catching-up
Estratégias nacionais de desenvolvimento
Milagre econômico
Políticas de Ciência e Tecnologia (C&T)
Política industrial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Gustavo da Silva. O estado como promotor do desenvolvimento análise das políticas de ciência e tecnologia (C&T) como estratégia industrializante nos “milagres” sul-coreano e brasileiro. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSCosta.pdf423.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.