Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20560
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Lei Sarbanes-Oxley: os impactos gerados na governança corporativa brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Letícia Maricato
Orientador: Magalhães, Uriel de
Resumo: Tema amplamente discutido no meio acadêmico em tempos recentes, a prática da governança corporativa tem como principal finalidade minimizar os problemas de agência entre os diversos atores da relação empresarial, maximizando o valor da organização e, conseqüentemente, obtendo maior retorno para os acionistas ou proprietários. No final da década de 90, em resposta à seqüência de escândalos contábil-financeiros que abalaram a confiança dos investidores e os fundamentos da economia americana e mundial, o Congresso norte-americano assinou uma lei que buscasse prevenir possíveis fraudes nas demonstrações financeiras e garantir credibilidade nas informações divulgadas, na tentativa de reconquistar a confiança dos investidores. Lei esta que foi denominada de Sarbanes-Oxley ou somente SOX, impõe um regime ético de atuação empresarial, galgado pela transparência das relações e de todos os tipos de transações. Caracterizado como uma pesquisa exploratória, utilizando-se de um levantamento bibliográfico, este trabalho tem por objetivo analisar os modelos de governança corporativa focando a situação do Brasil e os padrões requeridos pela SOX, bem como apresentar as principais convergências e divergências da legislação brasileira em relação a essa lei. Verificou-se, pelo estudo, que existe pouca diferença entre as duas legislações.
Palavras-chave: Governança corporativa
Lei Sarbanes-Oxley
Lei SOx
Credibilidade
Fraudes contábeis
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NEVES, Letícia Maricato. Lei Sarbanes-Oxley: os impactos gerados na governança corporativa brasileira. 2010. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMNeves.pdf289.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.