Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20562
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relevância do gerenciamento de recursos de passadiço para o aumento dos níveis de segurança e eficiência da indústria dos transportes marítimos
Author(s)/Inventor(s): Kuhner, Henrique Sesto
Advisor: Castro Junior, Newton Rabello de
Abstract: Esta monografia tem como objetivo analisar o papel do conjunto de práticas denominado Gerenciamento de Recursos de Passadiço como elemento capaz de aumentar os níveis de segurança e eficiência da Indústria de Transportes Marítimos. O transporte marítimo atravessa uma faze de questionamento por parte da opinião pública como conseqüência de graves acidentes ocorridos nas últimas décadas, principalmente envolvendo derramamento de petróleo e seus derivados com graves conseqüências para o meio ambiente. O conseqüente surgimento de leis ambientalistas cada vez mais severas despertou na Indústria de Transportes Marítimos forte interesse pela identificação dos principais elementos causadores de tais incidentes. O presente estudo toma por base as conclusões do relatório “Minding the Healm : Marine Navigating and Piloting” realizado em 1994 pelo “Marine and Navigating and Piloting Transportation Research Board” da “National Academy of Sciences dos EUA que apontou serem as deficiências no gerenciamento dos recursos a disposição do Passadiço as maiores fontes causadoras de acidentes. Especial atenção é dada ao Gerenciamento de Recursos de Passadiço aplicado a navegação em águas restritas em função de a literatura indicar ser este tipo de navegação a apresenta os maiores índices de acidentes.
Keywords: Transporte marítimo
Gerenciamento
Segurança
Navegação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: KUHNER, Henrique Sesto. A relevância do gerenciamento de recursos de passadiço para o aumento dos níveis de segurança e eficiência da indústria dos transportes marítimos. 2010. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HSKuhner.pdf138.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.