Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20568
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação das metodologias HAZOP e LOPA em unidade de produção de ácido sulfúrico por processo de contato
Autor(es)/Inventor(es): Merege, Juliana Garambone
Santos, Max William de Mello Morais
Orientador: Cunha, Armando Lucas Cherem da
Coorientador: Vaz Júnior, Carlos André
Resumo: O Ácido Sulfúrico é o composto inorgânico mais utilizado no planeta (ABIQUIM, 2015). Trata-se de uma solução de sulfato de hidrogênio extremamente forte e corrosiva. À temperatura ambiente, apresenta-se como líquido incolor, viscoso e oxidante. Sua variedade de aplicações é tão grande que a produção deste ácido pode ser um dos principais indicadores econômicos de um país (HOFFMANN, 2001). Serve como insumo para refino de petróleo, reagente de sulfonação de compostos orgânicos, acidificante em banhos de galvanoplastia, matéria-prima de fertilizantes, detergentes, de nylon, de explosivos, de outros ácidos fortes, dentre muitas outras aplicações. Visando atender a mercados e legislações cada vez mais exigentes, a indústria química mundial desde a década de 1980 direciona seus investimentos não só para a minimização de custos mas também para a prevenção e mitigação de riscos operacionais (NASCIMENTO, 2016). É neste contexto que surge a Segurança de Processos. O objetivo do presente trabalho é propor uma planta padrão de produção de ácido sulfúrico por processo de contato e executar as metodologias HAZOP (Hazards Operability) e LOPA (Layers of Protection Analysis) sobre a mesma. Para tal, foi desenhado um fluxograma detalhado do processo. A planta não se refere a nenhuma unidade industrial específica, mas atende a todas as exigências mínimas de performance e de integração energética já implementadas na indústria mundial de ácido sulfúrico, principalmente as de grande porte. É portanto adaptável a muitos casos específicos e pode ser usada como base para análises mais aprofundadas. O HAZOP identificou 31 cenários potencialmente perigosos, os quais foram reduzidos a níveis toleráveis através da metodologia LOPA.
Palavras-chave: Ácido sulfúrico
Produção
Segurança
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEREGE, Juliana Garambone; SANTOS, Max William de Mello Morais. Aplicação das metodologias HAZOP e LOPA em unidade de produção de ácido sulfúrico por processo de contato. 2017. 111 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGMerege.pdf867.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.