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dc.contributor.advisorPossas, Maria Silvia-
dc.contributor.authorSilva, Marden Nilton Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-05-25T15:12:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:27Z-
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationSILVA, Marden Nilton Rodrigues da. Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20572-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleRevisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5824221789319580pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Eduardo Pontual-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025102145074887pt_BR
dc.contributor.referee2Reif, Ana Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9929264535023739pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é compreender o efeito de intervenções de educação financeira sobre o nível de alfabetização financeira de jovens e adultos e quais são os métodos mais utilizados para avaliar o impacto dessas intervenções, gerando insights para avaliadores de iniciativas desse gênero. Em primeiro lugar, foi demonstrado que a literatura brasileira atual sobre avaliações de intervenção de educação financeira encontra-se escassa, uma vez que nenhum estudo incluído foi resultante da busca com descritores em português. Além disso, quase nenhum estudo avaliou intervenções realizadas online, o que nitidamente representa uma defasagem perante um mundo intensamente virtualizado, especialmente em decorrência da pandemia do coronavírus. Entre os estudos analisados, foram observados dois principais desenhos de pesquisa: randomized controlled trial e best convenience sample, que foram abordados como dois extremos entre o que é visto como o “padrão ouro” de estudos experimentais e o que é menos rigoroso, mas que condiz com a realidade orçamentária e de recursos que muitos avaliadores têm de lidar. Apesar de não haver dados suficientes para medir o efeito de determinadas características das intervenções (como formato e duração) sobre o nível de conhecimento, comportamento e atitude financeira dos participantes, um estudo realizado no Brasil foi destacado em decorrência de sua escala e alto rigor na estratégia de avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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