Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Possas, Maria Silvia | - |
dc.contributor.author | Silva, Marden Nilton Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T15:12:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marden Nilton Rodrigues da. Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20572 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.title | Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5824221789319580 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Eduardo Pontual | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8025102145074887 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reif, Ana Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9929264535023739 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é compreender o efeito de intervenções de educação financeira sobre o nível de alfabetização financeira de jovens e adultos e quais são os métodos mais utilizados para avaliar o impacto dessas intervenções, gerando insights para avaliadores de iniciativas desse gênero. Em primeiro lugar, foi demonstrado que a literatura brasileira atual sobre avaliações de intervenção de educação financeira encontra-se escassa, uma vez que nenhum estudo incluído foi resultante da busca com descritores em português. Além disso, quase nenhum estudo avaliou intervenções realizadas online, o que nitidamente representa uma defasagem perante um mundo intensamente virtualizado, especialmente em decorrência da pandemia do coronavírus. Entre os estudos analisados, foram observados dois principais desenhos de pesquisa: randomized controlled trial e best convenience sample, que foram abordados como dois extremos entre o que é visto como o “padrão ouro” de estudos experimentais e o que é menos rigoroso, mas que condiz com a realidade orçamentária e de recursos que muitos avaliadores têm de lidar. Apesar de não haver dados suficientes para medir o efeito de determinadas características das intervenções (como formato e duração) sobre o nível de conhecimento, comportamento e atitude financeira dos participantes, um estudo realizado no Brasil foi destacado em decorrência de sua escala e alto rigor na estratégia de avaliação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MNRSilva.pdf | 357.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.