Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20572
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Marden Nilton Rodrigues da
Orientador: Possas, Maria Silvia
Resumo: O objetivo deste estudo é compreender o efeito de intervenções de educação financeira sobre o nível de alfabetização financeira de jovens e adultos e quais são os métodos mais utilizados para avaliar o impacto dessas intervenções, gerando insights para avaliadores de iniciativas desse gênero. Em primeiro lugar, foi demonstrado que a literatura brasileira atual sobre avaliações de intervenção de educação financeira encontra-se escassa, uma vez que nenhum estudo incluído foi resultante da busca com descritores em português. Além disso, quase nenhum estudo avaliou intervenções realizadas online, o que nitidamente representa uma defasagem perante um mundo intensamente virtualizado, especialmente em decorrência da pandemia do coronavírus. Entre os estudos analisados, foram observados dois principais desenhos de pesquisa: randomized controlled trial e best convenience sample, que foram abordados como dois extremos entre o que é visto como o “padrão ouro” de estudos experimentais e o que é menos rigoroso, mas que condiz com a realidade orçamentária e de recursos que muitos avaliadores têm de lidar. Apesar de não haver dados suficientes para medir o efeito de determinadas características das intervenções (como formato e duração) sobre o nível de conhecimento, comportamento e atitude financeira dos participantes, um estudo realizado no Brasil foi destacado em decorrência de sua escala e alto rigor na estratégia de avaliação.
Palavras-chave: Alfabetização financeira
Educação financeira
Avaliação
Intervenção
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Ago-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Marden Nilton Rodrigues da. Revisão sistemática de intervenções de educação financeira e suas avaliações. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MNRSilva.pdf357.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.