Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20579
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Programas para extração de dados do IRAS-PSC: aplicação no estudo da associação entre estrelas T-Tauri e fontes infravermelhas
Autor(es)/Inventor(es): Whately, Luiz Otávio Armondi
Tutor: De La Reza, Jorge Ramiro
Resumen: Apresentamos neste trabalho dois programas, o ASSOCIA e o EXTPSC. O primeiro permite estudar a estatística de associabilidade entre objetos astrofísicos óticos e objetos astrofísicos no infravermelho observados pelo satélite IRAS. Os critérios de associabilidade são descritos e uma aplicação do programa mostrada. O programa é de uso geral, no sentido que os objetos óticos podem ser estrelas nebulosas planetárias ou galáxias. Usando o programa ASSOCIA, fizemos um estudo da associabilidade entre estrelas jovens, recém formadas como as T-Tauri, e discos de acréscimo entorno delas. Neste caso à fonte ótica corresponde a posição da estrela pontual e ao disco de acréscimo (formado de gás e poeira) corresponde a fonte IRAS associada. Como resultado mais importante deste trabalho tivemos a confirmação da baixa associabilidade estrela-disco em Orion, resultado que destoa em comparação com outras regiões formação estelar tais como Chamaeleon 1, Taurus,Ophiuchuse até com a média do conjunto de regiões formadoras. O segundo programa apresentado, EXTPSC, tem como objetivo a extração de dados do catálogo IRAS PSC segundo certos critérios. As fontes e suas correspondentes informações são filtradas de três modos diferentes: posição,índice de cor e qualidade da medida do fluxo. Estes filtros possibilitam a extração de fontes com determinadas características desejadas.
Materia: Estrelas T Tauri
T Tauri stars
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 23-feb-1995
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : WHATELY, Luis Otávio Armondi. Programas para extração de dados do IRAS-PSC: aplicação no estudo da associação entre estrelas T-Tauri e fontes infravermelhas. 1995. 90 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LOAWhately.pdf21.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.