Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20668
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Gaspar Silveira Martins Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T16:15:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:29Z | - |
dc.date.issued | 1973 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20668 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Lógica | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A formação matemática no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | No passado o matemático foi autodidata e bem sucedido. A atual licenciatura em matemática é feita sob forma parcial. Inspira-se na formação dos tipos lógico e formal. Contraria a norma mundial, que é da formação integral, inspirada na Física e na Técnica. O confronto dos nossos programas curriculares com os programas franceses, que são modelos mundiais, confirma a isso. Como consequência prejudica-se o ensino matemático e a pesquisa, entre nós, assim como se reduz extraordinariamente o mercado de trabalho do licenciado em matemática. Os institutos não estão estruturados para atender a necessidade de uma adaptação a forma nova. Possuem poder que os tornam imunes a qualquer crítica, o que lhes garante um hermetismo conservador. Não há congregação e, portanto, não há a tribuna do debate construtivo. Não há condição para o exercício da pesquisa proveitosa. A supressão da Física Matemática e da Mecânica o que é absolutamente inexplicável só se verificou por falta de debate amplo. Reforma do ensino, relativa a criação de institutos é boa, mas foi mal aplicada. É urgente promover a reforma das normas instituídas pela lei do ensino de modo a dar ao instituto de matemática a missão que lhe deve realmente caber. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Fórum de Ciência e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Estudos de Problemas Brasileiros | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Estudos de Problemas Brasileiros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GSMR Pereira.pdf | 14.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.