Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Gaspar Silveira Martins Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-06-01T16:15:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:29Z-
dc.date.issued1973-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20668-
dc.description.abstractUnavailable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA formação matemática no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.description.resumoNo passado o matemático foi autodidata e bem sucedido. A atual licenciatura em matemática é feita sob forma parcial. Inspira-se na formação dos tipos lógico e formal. Contraria a norma mundial, que é da formação integral, inspirada na Física e na Técnica. O confronto dos nossos programas curriculares com os programas franceses, que são modelos mundiais, confirma a isso. Como consequência prejudica-se o ensino matemático e a pesquisa, entre nós, assim como se reduz extraordinariamente o mercado de trabalho do licenciado em matemática. Os institutos não estão estruturados para atender a necessidade de uma adaptação a forma nova. Possuem poder que os tornam imunes a qualquer crítica, o que lhes garante um hermetismo conservador. Não há congregação e, portanto, não há a tribuna do debate construtivo. Não há condição para o exercício da pesquisa proveitosa. A supressão da Física Matemática e da Mecânica o que é absolutamente inexplicável só se verificou por falta de debate amplo. Reforma do ensino, relativa a criação de institutos é boa, mas foi mal aplicada. É urgente promover a reforma das normas instituídas pela lei do ensino de modo a dar ao instituto de matemática a missão que lhe deve realmente caber.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFórum de Ciência e Culturapt_BR
dc.publisher.programCurso de Estudos de Problemas Brasileirospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Estudos de Problemas Brasileiros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSMR Pereira.pdf14.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.