Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20730
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Iniciativa de Genebra como proposta de solução permanente para o conflito israelo-palestino à luz do direito internacional
Author(s)/Inventor(s): Arkader, Rafael
Advisor: Barreto, Caio Cézar Ovelheiro Menna
Abstract: O presente trabalho possui como objetivo analisar a Iniciativa de Genebra, proposta de acordo permanente formulada, conjuntamente, por israelenses e palestinos, à luz do Direito Internacional, para identificar sua relevância e efetividade enquanto proposta de acordo permanente para o conflito entre ambos os povos. O cerne do debate reside no conflito israelo-palestino, o qual, há décadas, vem sendo objeto de participações e influências externas, fazendo com que sua incidência regional, rapidamente, alcançasse status global. Ao longo desse trabalho, será feita uma detalhada análise histórica e jurídica sobre os principais impasses que mantêm o conflito vivo hoje, a fim de identificar quais seriam os efeitos sociojurídicos resultantes da implementação do acordo supracitado e a sua adequação aos dias de hoje. Será constatado, também, se o mesmo cumpre com os dizeres das decisões e recomendações internacionais. Para isso, será utilizada a metodologia do tipo pesquisa qualitativa descritiva histórica, do tipo levantamento documental, analisando fontes primárias e secundárias, além de recursos midiáticos e opiniões contemporâneas. As principais fontes utilizadas para a análise serão as decisões da CIJ e de organizações internacionais.
Keywords: Iniciativa de Genebra
Direito Internacional
Direitos Humanos
Israel
Palestina
Geneva Initiative
International Law
Human rights
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARKADER, Rafael. Iniciativa de Genebra como proposta de solução permanente para o conflito israelo-palestino à luz do direito internacional. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RArkader.pdf559.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.