Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20749
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dc.contributor.advisorTodeschini, Vítor-
dc.contributor.authorRuiz, Thuane Lima-
dc.date.accessioned2023-06-07T18:01:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:30Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.citationRUIZ, Thuane Lima. Desenvolvimento e implementação de procedimento operacional padrão em vídeo no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do Instituto de Ciências Farmacêuticas do Campus UFRJ-Macaé. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20749-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectProcedimento operacional padrãopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectLaboratoriespt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.subjectStandard operating procedurept_BR
dc.subjectAudiovisual aidspt_BR
dc.titleDesenvolvimento e implementação de procedimento operacional padrão em vídeo no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do Instituto de Ciências Farmacêuticas do Campus UFRJ-Macaépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7772590613565656pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0664892500940755pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Barth, Thiago-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954810429809063pt_BR
dc.description.resumoLaboratórios analíticos são organizações que realizam ensaios de qualidade em produtos sujeitos à vigilância em saúde, dentre eles os medicamentos e insumos farmacêuticos. Analisando os laboratórios didáticos, tem-se como propósito a formação de recursos humanos com competência técnica, científica e social, além da possibilidade da prestação de serviço. Eles devem contar com sistema da qualidade que gerencie as boas práticas laboratoriais e de uma estrutura de Procedimentos Operacionais Padrões (POP) que descreva de forma detalhada as atividades e garanta a uniformidade das tarefas. Além de POPs em documentos físicos, o uso de POP em vídeo vem sendo aplicado por empresas farmacêuticas, tornando as etapas dos procedimentos visuais e compreensíveis. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e implementar POPs em formato de vídeo em laboratório didático do Campus UFRJ-Macaé, assim como verificar o grau de satisfação dos discentes em sua utilização em aulas práticas. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé. Neste local vem sendo implementado uma estrutura documental que inclui diferentes POPs e formulários e, através deste trabalho, uma estrutura de POPs em vídeo. O procedimento intitulado “Elaboração de POP em vídeo” foi desenvolvido e recebeu a codificação POP.GQ-002. Nele realizado roteiro de gravação contendo o passo-a-passo do procedimento nos vídeos-POP, o uso de recursos audiovisuais e um arquivo modelo (template) para padronização estrutural dos vídeos. Após a elaboração de um roteiro de gravação, a etapa de desenvolvimento do vídeo-POP para uso de Balança Analítica contou com quatro vídeos gravados e que foram inseridos no template. O vídeo total contou com 4 min e 13s após edição pelo aplicativo PowerPoint e foi disponibilizado na plataforma YouTube através do QR Code gerado e colado na parte superior das balanças analíticas do laboratório para acesso por smartphones dos usuários. A última etapa foi a avaliação da efetividade e satisfação dos vídeos POP. Assim, após o acesso do vídeo-POP por alunos da disciplina de Análises Farmacêuticas (turma 2022-1), os alunos foram convidados a responder um formulário de satisfação virtual (google formulários). As perguntas foram divididas em 3 partes e que incluem o entendimento do público ao procedimento a partir do vídeo-POP, perguntas sobre a qualidade do vídeo-POP e um espaço aberto para críticas, elogios e/ou opiniões envolvendo a pesquisa. De um total de 44 alunos da disciplina, 11 alunos responderam ao questionário (25%). Após a avaliação dos alunos, verificou-se como o vídeo-POP facilitou a compreensão dos alunos frente ao procedimento de pesagem. Foi observado que 100% dos alunos tiveram essa percepção de melhoria e maior compreensão do procedimento com a implementação do vídeo-POP, além de ter sido desenvolvido e implantado com sucesso o vídeo-POP, tendo sido muito bem avaliado pelos alunos. O presente trabalho cumpriu com êxito o desenvolvimento e implantação de POP para elaboração de POP em formato físico e em vídeo no laboratório. Com isso, é esperado que a abordagem possa ser adaptada para qualquer POP, facilitando a compreensão dos alunos por meio de recursos audiovisuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Farmacêuticaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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