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http://hdl.handle.net/11422/20749
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Todeschini, Vítor | - |
dc.contributor.author | Ruiz, Thuane Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T18:01:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
dc.identifier.citation | RUIZ, Thuane Lima. Desenvolvimento e implementação de procedimento operacional padrão em vídeo no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do Instituto de Ciências Farmacêuticas do Campus UFRJ-Macaé. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20749 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.subject | Gestão da qualidade total | pt_BR |
dc.subject | Procedimento operacional padrão | pt_BR |
dc.subject | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Laboratories | pt_BR |
dc.subject | Total quality management | pt_BR |
dc.subject | Standard operating procedure | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual aids | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e implementação de procedimento operacional padrão em vídeo no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos do Instituto de Ciências Farmacêuticas do Campus UFRJ-Macaé | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7772590613565656 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0664892500940755 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Barth, Thiago | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954810429809063 | pt_BR |
dc.description.resumo | Laboratórios analíticos são organizações que realizam ensaios de qualidade em produtos sujeitos à vigilância em saúde, dentre eles os medicamentos e insumos farmacêuticos. Analisando os laboratórios didáticos, tem-se como propósito a formação de recursos humanos com competência técnica, científica e social, além da possibilidade da prestação de serviço. Eles devem contar com sistema da qualidade que gerencie as boas práticas laboratoriais e de uma estrutura de Procedimentos Operacionais Padrões (POP) que descreva de forma detalhada as atividades e garanta a uniformidade das tarefas. Além de POPs em documentos físicos, o uso de POP em vídeo vem sendo aplicado por empresas farmacêuticas, tornando as etapas dos procedimentos visuais e compreensíveis. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e implementar POPs em formato de vídeo em laboratório didático do Campus UFRJ-Macaé, assim como verificar o grau de satisfação dos discentes em sua utilização em aulas práticas. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé. Neste local vem sendo implementado uma estrutura documental que inclui diferentes POPs e formulários e, através deste trabalho, uma estrutura de POPs em vídeo. O procedimento intitulado “Elaboração de POP em vídeo” foi desenvolvido e recebeu a codificação POP.GQ-002. Nele realizado roteiro de gravação contendo o passo-a-passo do procedimento nos vídeos-POP, o uso de recursos audiovisuais e um arquivo modelo (template) para padronização estrutural dos vídeos. Após a elaboração de um roteiro de gravação, a etapa de desenvolvimento do vídeo-POP para uso de Balança Analítica contou com quatro vídeos gravados e que foram inseridos no template. O vídeo total contou com 4 min e 13s após edição pelo aplicativo PowerPoint e foi disponibilizado na plataforma YouTube através do QR Code gerado e colado na parte superior das balanças analíticas do laboratório para acesso por smartphones dos usuários. A última etapa foi a avaliação da efetividade e satisfação dos vídeos POP. Assim, após o acesso do vídeo-POP por alunos da disciplina de Análises Farmacêuticas (turma 2022-1), os alunos foram convidados a responder um formulário de satisfação virtual (google formulários). As perguntas foram divididas em 3 partes e que incluem o entendimento do público ao procedimento a partir do vídeo-POP, perguntas sobre a qualidade do vídeo-POP e um espaço aberto para críticas, elogios e/ou opiniões envolvendo a pesquisa. De um total de 44 alunos da disciplina, 11 alunos responderam ao questionário (25%). Após a avaliação dos alunos, verificou-se como o vídeo-POP facilitou a compreensão dos alunos frente ao procedimento de pesagem. Foi observado que 100% dos alunos tiveram essa percepção de melhoria e maior compreensão do procedimento com a implementação do vídeo-POP, além de ter sido desenvolvido e implantado com sucesso o vídeo-POP, tendo sido muito bem avaliado pelos alunos. O presente trabalho cumpriu com êxito o desenvolvimento e implantação de POP para elaboração de POP em formato físico e em vídeo no laboratório. Com isso, é esperado que a abordagem possa ser adaptada para qualquer POP, facilitando a compreensão dos alunos por meio de recursos audiovisuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Farmacêuticas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Farmácia |
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