Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2074
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Panorama do jornalismo em Guiné Bissau: liberdade de imprensa sob Estado autoritário
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Rosa Pamela Lourdes
Orientador: Castro, Paulo César
Resumo: Depois de um longo período de colonização portuguesa, Guiné-Bissau chegou oficialmente a uma economia de mercado em meados de 1983, processo este que se seguiu com a abertura política oito anos depois. Com isso, foram criadas as bases objetivas para o início da liberalização da comunicação social no país, através da revisão da Constituição, que se refletiu através de uma Lei de Imprensa e da possibilidade de criação de empresas de rádio e televisão pela iniciativa privada. Em lei, portanto, está assegurada a liberdade de expressão e o confronto de diferentes correntes de opinião, assim como o direito a tempo de propaganda nos meios audiovisuais para os partidos políticos. Apesar das garantias constitucionais, o que se verifica na prática atualmente na Guiné-Bissau é o confisco, pelo Estado, dos direitos civis e, assim, do exercício pleno da liberdade de imprensa. Este trabalho procura mostrar então, através de uma análise crítica do panorama da imprensa, quais os aspectos que impedem um normal funcionamento da atividade jornalística no país em pleno início do século XXI.
Palavras-chave: Jornalismo
Liberdade de imprensa
Regime autoritario
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Rosa Pamela Lourdes. Panorama do jornalismo em Guiné Bissau: liberdade de imprensa sob Estado autoritário. 2008. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFerreira.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.