Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20767
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise das equações de transporte de calor durante o processo de microencapsulamento de lipídeos por spray dryer
Author(s)/Inventor(s): Castro, Luiz Paulo Sousa
Advisor: Freitas, Suely Pereira
Abstract: Durante o processo de microencapsulamento de lipídeos poli-insaturados realizado em spray dryer, o controle das condições de processo é fundamental para a obtenção de um produto com características físicas e funcionais desejadas. Para este fim as propriedades termodinâmicas do ar, bem como a vazão e temperatura da corrente de entrada de ar se destacam como as principais variáveis de controle. Adicionalmente, a análise da eficiência energética é fundamental para conciliar qualidade a um menor consumo de energia. Neste trabalho a utilização de três modelos semi-empíricos foi avaliada para estimar o número de Nusselt, e por consequência a perda de calor por convecção em diferentes condições de vazão e temperatura de entrada do ar na câmara de secagem. Os resultados estimados pelos modelos semi-empíricos foram comparados com os calculados a partir dos princípios clássicos de conservação de calor e massa. As curvas de perda de calor obtidas a partir dos modelos selecionados se aproximam melhor do comportamento previsto pelos dados experimentais apenas em temperaturas brandas (T<130 ºC). Nestes casos, a análise térmica proposta, embora simplificada, pode contribuir para maximizar a eficiência operacional do processo.
Keywords: Microencapsulação
Transporte de calor e massa
Spray dryer
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA::TERMODINAMICA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CASTRO, Luiz Paulo Sousa. Análise das equações de transporte de calor durante o processo de microencapsulamento de lipídeos por spray dryer. 2018. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPSCastro.pdf506.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.