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http://hdl.handle.net/11422/20826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Berner, Vanessa Oliveira Batista | - |
dc.contributor.author | Costa, Valéria Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T16:01:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Valéria Lima da. A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva Nós. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20826 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Descolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | População LGBTI+ | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidad | pt_BR |
dc.subject | Derechos humanos | pt_BR |
dc.subject | Población LGBTI+ | pt_BR |
dc.title | A descolonização da arte como meio de luta por direitos humanos da população LGBTI+: uma análise a partir da série televisiva Nós | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1452471636248504 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ante a efetividade seletiva dos Direitos Humanos entendidos conforme a teoria tradicional, a presente pesquisa busca repensá-los criticamente por meio da descolonização da arte em prol das lutas da população LGBTI+, tendo a série televisiva Nós como pano de fundo. O objetivo geral da composição é investigar as raízes responsáveis pela discriminação conferida ao público citado, além de debater a utilização da arte pela ótica cultural para ampliar suas alternativas de fazer valer projetos plurais e diversificados de dignidade. Para tanto, cumpre abordar os estudos descoloniais pelo prisma da alteridade nas dimensões do poder, do ser, do saber e do gênero. Ademais, é preciso examinar a teoria crítica dos Direitos Humanos, bem como a teoria crítica da cultura, ambas cunhadas por Joaquín Herrera Flores, discutindo as violações ocorridas em relação às dissidências de sexo, gênero e sexualidade. Assim, aproveitando revisão bibliográfica, seis episódios da manifestação artística analisada e conteúdos pertinentes encontrados em sites da internet, verifica-se que a arte descolonizada é um instrumento criativo e transgressor de luta por Direitos Humanos rumo a uma sociedade mais equânime e tolerante às diversidades, em especial para pessoas transgênero. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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