Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20849
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Isolamento e atividade anticoagulante dos polissacarídeos sulfatados da macroalga marinha Gracilaria caudata
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Bianca Barros da
Tutor: Cinelli, Leonardo Paes
Resumen: Organismos marinhos são ricos em numerosos compostos com múltiplas propriedades farmacológicas. Os polissacarídeos sulfatados tem chamado atenção de investigadores, uma vez que estão envolvidos em vários processos celulares, podendo apresentar potencial farmacológico, dentre as quais podem desempenhar papéis como antitrombótico, antioxidante, anticoagulante, antiviral, anti-inflamatório e agente anti-proliferativo (Silva et al., 2011). Em algas, estes polissacarídeos sulfatados são constituintes complexos da matriz extracelular e possuem uma ampla variação estrutural, sendo isso um fator importante para determinação de suas funções biológicas específicas. A investigação dessas biomoléculas vem aumentando devido a seu ampla ação biológica. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo a extração e caracterização estrutural dos polissacarídeos sulfatados da macroalga marinha Gracilaria caudata. Inicialmente, a alga foi submetida à delipidificação em acetona com posterior digestão proteolítica para a obtenção de um extrato bruto que foi, então, submetido à eletroforese em gel de agarose e à cromatografia em coluna de troca iônica (DEAE-celulose) com gradiente crescente (“step-wise”) de NaCl. O resultado da eletroforese mostra polidispersão com uma banda majoritária co-migrando com padrão de heparina. A cromatografia em DEAE-celulose mostrou que houve eluição de polissacarídeos sulfatados nas concentrações de 0,3 e 0,5 M de NaCl, não sendo detectável a eluição dos mesmos nas demais concentrações (1,0 ; 1,5 ; 2,0 ; 2,5 ; 3,0 ; 4,0 M). Em seguida, esses polissacarídeos eluídos foram submetidos a teste de tempo de tromboplastina parcialmente ativado (aPTT), onde o tempo de coagulação foi prolongado até o limite de 300 segundos, utilizando-se aproximadamente 95 μg e 89 μg das frações 0,3M e 0,5M, respectivamente. Adicionalmente, realizamos espectro de ressonância magnética nuclear unidimensional de prótons da fração eluida em 0.3 M de NaCl, o qual possibilitou a identificação de quatro sinais anoméricos, sugerindo que este polissacarídeo sulfatado é composto por um tetrassacarídeo repetitivo. Nossos dados mostram que os polissacarídeos sulfatados extraídos da alga G. caudata possuem atividade anticoagulante e sugerimos que a fração eluída com 0,3 M de NaCl possui composição monossacarídica repetitiva, similar a outros já descritos na literatura. Por fim, pretende-se caracterizar estruturalmente esses polissacarídeos sulfatados e estudar suas possíveis atividades biológicas com base em sua estrutura, visto a importância do surgimento de novas moléculas biologicamente ativas para o desenvolvimento de novos fármacos.
Materia: Gracilaria caudata
Macroalgas
Polissacarídeos sulfatados
Anticoagulantes
Seaweeds
Sulfated polysaccharides
Anticoagulants
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COSTA, Bianca Barros da. Isolamento e atividade anticoagulante dos polissacarídeos sulfatados da macroalga marinha Gracilaria caudata. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BBCosta.pdf692.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.