Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20850
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise da expressão gênica durante a embriogênese do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Bruno Marques Costa de
Orientador: Moraes, Jorge Luiz da Cunha
Coorientador: Fonseca, Rodrigo Nunes da
Resumo: O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é ectoparasita hematófago, encontrado em quase todas as regiões do mundo sendo responsável por perdas anuais na ordem de 2 bilhões de dólares para pecuária no Brasil. Os métodos disponíveis atualmente para controle do R. microplus como vacinação e banho com carrapaticidas não são suficientes para controlar a infestação de bovinos. Desta forma, a descoberta de novas abordagens como o desenvolvimento de fármacos contra carrapatos torna-se estratégico para tentar reverter este quadro. Neste sentido, a proposta central deste trabalho foi analisar a transcrição gênica por qPCR/PCR em tempo real e a atividade específica de enzimas/proteínas envolvidas com o metabolismo energético e a embriogênese desse carrapato. Com estudo das enzimas do metabolismo de cálcio podemos propor pelo perfil de expressão da Proteína Ligadora de Cálcio (Calmodulina), do SERCA (reticulo sarcoplasmático Ca2+ -ATPase, um transportador de cálcio do citosol para o lumem) e da Oxido nítrico sintase que ocorre uma regulação gênica que implica na modulação do metabolismo do cálcio intracelular, esse mecanismo pode ser semelhante ao dos mamíferos em que a calmodulina forma complexo com o cálcio para desempenhar algumas de suas funções, uma delas de estimular a produção de óxido nítrico pela ação da oxido nítrico sintase que entre outros efeitos se difunde do endotélio dos vasos sanguíneos para os vasos levando o relaxamento dos mesmo, um mecanismo tão importante que é utilizado por uma vasta classe terapêutica de anti-hipertensivos. Analisando os resultados da PFK-1 e da Piruvato Carboxilase vimos que a partir da formação do blastoderma celular, a gliconeogênese é a via predominante. Sobre o metabolismo de aminoácidos pode-se notar que na segunda fase da embriogênese ocorre um aumento da expressão gênica, os metabolitos gerados podem gerar substratos para a gliconeogênese. Comparando o perfil de expressão de genes com resultados anteriores do grupo onde foi medida a atividade das enzimas NADH Glutamato desidrogenase e da Aspartato Aminotransferase observamos que a expressão gênica acompanha o aumento de atividade da enzima Aspartato Aminotransferase e que no caso da NADH Glutamato desidrogenase isso não acontece. Acreditamos que este trabalho dará suporte para escolha das melhores vias metabólicas que poderão ser afetados por fármacos específicos contra este parasita.
Palavras-chave: Carrapatos -- embriologia
Expressão gênica
Desenvolvimento embrionário
Ticks – embryology
Gene expression
Embryonic development
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Bruno Marques Costa de. Análise da expressão gênica durante a embriogênese do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMCMoraes.pdf534.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.