Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20858
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Regulação da produção de óxido nítrico nas células de defesa (hemócitos) da ascídia Phallusia nigra: aspectos da via de sinalização
Author(s)/Inventor(s): EMRICH, Laura Carriello
Advisor: Barros, Cintia Monteiro de
Abstract: O óxido nítrico (NO) é um gás obtido através da oxidação da L-arginina à L-citrulina pela enzima óxido nítrico sintase (NOS) e é uma importante molécula envolvida na resposta imune inata em vertebrados. Nos invertebrados como as ascídias o NO é produzido por células de defesa, os hemócitos. Este trabalho tem como objetivo Identificar e quantificar a produção de óxido nítrico pelos hemócitos da ascídia Phallusia nigra. Para tal, os hemócitos foram corados com azul de toluidina ou hematoxilina e eosina, ou processados para microscopia eletrônica de transmissão. Foram observados oito tipos principais de hemócitos: hemoblasto; célula em anel de sinete; granulócito refrátil univacuolar; célula compartimentar; célula do tipo mórula; nefrócito; célula pigmentar e amebócito. Em seguida, a produção de NO foi quantificada após adição do marcador específico de NO, DAF-FM DA. Os hemócitos foram estimulados com 5 µg/mL, 25 µg/mL e 50 µg/mL de lipopolissacarídeo (LPS) de Eschericchia coli ou Zymosan A de Saccharomices cerevisiae, variando-se o tempo em 30, 60 e 120 minutos. Notou-se que tanto para o LPS como para o Zymosan A houve aumento na produção de NO, em relação ao controle, em todos os tempos e concentrações. Nos ensaios em que foi utilizado o inibidor da NOS, L-NAME, este foi capaz de bloquear a produção de NO induzida por LPS e por Zymosan A. Na utilização de doadores de NO, DETA/NO, observou-se o aumento da produção de NO mais evidente com LPS. Quando os hemócitos foram pré-incubados com inibidores da via de sinalização de proteína quinase C (PKC) ou inibidores de proteína quinase A (PKA) a produção de NO decresceu significativamente para os hemócitos estimulados com LPS e com Zymosan A. Esses dados sugerem que PKA e PKC participam da via de sinalização que regula a ativação de NOS e subsequente produção de NO pelos hemócitos da ascídia P. nigra.
Keywords: Ascídias
Óxido nítrico
Hemócitos
Ascidias
Nitric oxide
Hemocytes
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Production unit: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: EMRICH, Laura Carriello. Regulação da produção de óxido nítrico nas células de defesa (hemócitos) da ascídia Phallusia nigra: aspectos da via de sinalização. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013.
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCEmrich.pdf930.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.