Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20858
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Regulação da produção de óxido nítrico nas células de defesa (hemócitos) da ascídia Phallusia nigra: aspectos da via de sinalização
Autor(es)/Inventor(es): EMRICH, Laura Carriello
Tutor: Barros, Cintia Monteiro de
Resumen: O óxido nítrico (NO) é um gás obtido através da oxidação da L-arginina à L-citrulina pela enzima óxido nítrico sintase (NOS) e é uma importante molécula envolvida na resposta imune inata em vertebrados. Nos invertebrados como as ascídias o NO é produzido por células de defesa, os hemócitos. Este trabalho tem como objetivo Identificar e quantificar a produção de óxido nítrico pelos hemócitos da ascídia Phallusia nigra. Para tal, os hemócitos foram corados com azul de toluidina ou hematoxilina e eosina, ou processados para microscopia eletrônica de transmissão. Foram observados oito tipos principais de hemócitos: hemoblasto; célula em anel de sinete; granulócito refrátil univacuolar; célula compartimentar; célula do tipo mórula; nefrócito; célula pigmentar e amebócito. Em seguida, a produção de NO foi quantificada após adição do marcador específico de NO, DAF-FM DA. Os hemócitos foram estimulados com 5 µg/mL, 25 µg/mL e 50 µg/mL de lipopolissacarídeo (LPS) de Eschericchia coli ou Zymosan A de Saccharomices cerevisiae, variando-se o tempo em 30, 60 e 120 minutos. Notou-se que tanto para o LPS como para o Zymosan A houve aumento na produção de NO, em relação ao controle, em todos os tempos e concentrações. Nos ensaios em que foi utilizado o inibidor da NOS, L-NAME, este foi capaz de bloquear a produção de NO induzida por LPS e por Zymosan A. Na utilização de doadores de NO, DETA/NO, observou-se o aumento da produção de NO mais evidente com LPS. Quando os hemócitos foram pré-incubados com inibidores da via de sinalização de proteína quinase C (PKC) ou inibidores de proteína quinase A (PKA) a produção de NO decresceu significativamente para os hemócitos estimulados com LPS e com Zymosan A. Esses dados sugerem que PKA e PKC participam da via de sinalização que regula a ativação de NOS e subsequente produção de NO pelos hemócitos da ascídia P. nigra.
Materia: Ascídias
Óxido nítrico
Hemócitos
Ascidias
Nitric oxide
Hemocytes
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : EMRICH, Laura Carriello. Regulação da produção de óxido nítrico nas células de defesa (hemócitos) da ascídia Phallusia nigra: aspectos da via de sinalização. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2013.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LCEmrich.pdf930.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.