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dc.contributor.advisorTeixeira, Melissa Ribeiro-
dc.contributor.authorMüller, Isabela Peçanha-
dc.date.accessioned2023-06-20T14:16:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:54Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationMÜLLER, Isabela Peçanha. Articulação entre o centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes e a escola: desafios para a ação intersetorial. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20872-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectServiços de saúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectChilden
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectEducationen
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectMental health servicesen
dc.titleArticulação entre o centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes e a escola: desafios para a ação intersetorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9507830053646204pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3181358219584787pt_BR
dc.description.resumoO desdobramento desta pesquisa elaborada para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Terapia Ocupacional, se deu a partir da ideia de que a construção da rede pública em saúde mental de criança e adolescente (SMCA) pode ser favorecida caso a articulação entre os serviços de saúde mental e a educação seja potente, atentando-se aos problemas de SMCA, favorecendo assim o cuidado e o trabalho intersetorial. Esta pesquisa buscou analisar os desafios na articulação entre a escola e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, descrevendo e analisando os encaminhamentos entre a escola e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, identificando as demandas oriundas da educação para a saúde mental e as possíveis parcerias no cuidado do caso. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, de base qualitativa, que adotou como abordagem de estudo de caso a relação do CAPSi com a educação, e para a análise dessa informação foram adotadas como estratégias: a observação participante e análise documental. Foi possível identificar uma importante falha na articulação do CAPSi com a escola, o que contribui para pensarmos nos encaminhamentos e nas demandas oriundas da educação para a saúde mental, fica evidente a necessidade de ampliar ações em saúde mental, conscientizar a colaboração e corresponsabilização intersetorial e consolidar parcerias entre os diferentes setores para a efetivação da rede ampliada em saúde mental de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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