Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20872
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Articulação entre o centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes e a escola: desafios para a ação intersetorial |
Autor(es)/Inventor(es): | Müller, Isabela Peçanha |
Tutor: | Teixeira, Melissa Ribeiro |
Resumen: | O desdobramento desta pesquisa elaborada para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso em Terapia Ocupacional, se deu a partir da ideia de que a construção da rede pública em saúde mental de criança e adolescente (SMCA) pode ser favorecida caso a articulação entre os serviços de saúde mental e a educação seja potente, atentando-se aos problemas de SMCA, favorecendo assim o cuidado e o trabalho intersetorial. Esta pesquisa buscou analisar os desafios na articulação entre a escola e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, descrevendo e analisando os encaminhamentos entre a escola e o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, identificando as demandas oriundas da educação para a saúde mental e as possíveis parcerias no cuidado do caso. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, de base qualitativa, que adotou como abordagem de estudo de caso a relação do CAPSi com a educação, e para a análise dessa informação foram adotadas como estratégias: a observação participante e análise documental. Foi possível identificar uma importante falha na articulação do CAPSi com a escola, o que contribui para pensarmos nos encaminhamentos e nas demandas oriundas da educação para a saúde mental, fica evidente a necessidade de ampliar ações em saúde mental, conscientizar a colaboração e corresponsabilização intersetorial e consolidar parcerias entre os diferentes setores para a efetivação da rede ampliada em saúde mental de crianças e adolescentes. |
Materia: | Saúde mental Criança Adolescente Educação Promoção da saúde Serviços de saúde mental Mental health Child Adolescent Education Health promotion Mental health services |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Medicina |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 15-dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MÜLLER, Isabela Peçanha. Articulação entre o centro de atenção psicossocial para crianças e adolescentes e a escola: desafios para a ação intersetorial. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
IMuller.pdf | 650.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.