Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20881
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação de método de previsão para tempestades convectivas severas por mudança da temperatura do ar e do ponto de orvalho junto à superfície em sondagens atmosféricas
Autor(es)/Inventor(es): Azevedo, Lúcio Henrique Daou Robalinho de
Orientador: Menezes, Wallace Figueiredo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar a validade de um método descrito por Doswell III (2001) que visa modificar sondagens atmosféricas de modo a gerar uma estimativa da ocorrência de tempestades severas durante o período da tarde, quando há maior atividade convectiva. São utilizados dados obtidos durante a campanha internacional TroCCiBras/Hibiscus realizada no verão 2003/2004 no IPMet/UNESP em Bauru, SP. Durante 27 dias, foram realizadas quatro sondagens diárias, nos horários padronizados 00Z, 06Z, 12Z e 18Z, para dar suporte às experiências científicas realizadas durante a campanha. O método proposto consiste na alteração da temperatura do ar em uma sondagem matutina, visando estimar o perfil termodinâmico mais instável do dia, sendo que neste trabalho também a temperatura do ponto de orvalho é modificada. A partir de uma sondagem realizada às 12Z, valores de ambas as temperaturas são trocados pelos valores observados às 18Z do mesmo dia no aeroporto de Bauru (dados originados de mensagens METAR). Considerando a hipótese de pouca alteração nos altos e médios níveis da atmosfera entre estes horários, espera-se que seja gerada uma boa estimativa para as condições atmosféricas às 18Z, especialmente do índice CAPE, cujos valores estimados são comparados com os valores observados nas sondagens reais deste horário. Os resultados indicam um bom desempenho deste método, com as sondagens e índices estimados se aproximando satisfatoriamente das sondagens efetivamente realizadas às 18Z. Seu uso operacional demanda cuidados devido à grande sensibilidade a pequenas alterações nos valores das temperaturas do ar e do ponto de orvalho, que resultam em significativas variações nos valores estimados para a CAPE.
Palavras-chave: Meteorologia física
Tempestades convectivas
Sondagem atmosférica
Índices de instabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Meteorologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO, L.H.D.R.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.