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http://hdl.handle.net/11422/20883
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Comparativo dos modais ferroviário e rodoviário para o transporte de biodiesel no Brasil |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Henrique Santucci Breves |
Advisor: | Vaz Junior, Carlos André |
Co-advisor: | Rodrigues, Letícia de Carvalho |
Abstract: | A NDC brasileira de 2022 estabelece uma meta de redução de 50% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, comparado ao ano de 2005. O biodiesel é, hoje, uma das soluções para a descarbonização do setor de transporte rodoviário de carga. Foi encontrado que a maior parte do transporte de biodiesel é feito através do modal rodoviário, dessa forma o estudo analisou a viabilidade técnica e econômica de utilizar a malha ferroviária para o transporte do biodiesel, desde os produtores até os centros consumidores. O trabalho avaliou os gargalos técnicos do modal ferroviário e a dificuldade de interoperabilidade na malha ferroviária brasileira. No estudo foi possível determinar que o modal ferroviário apresenta diversas vantagens com relação ao modal rodoviário que podem ser exploradas no contexto de transporte de biodiesel. Dessa forma, foi possível determinar que existem fluxos ferroviários que podem ser utilizados para o transporte de biodiesel com viabilidade técnica e econômica. Os principais fluxos que se mostram competitivos economicamente são originados na região sul, a maior produtora de biodiesel do país em 2021. Assim, se estabeleceu a viabilidade econômica e técnica apresentada por esse modal no transporte do biodiesel. |
Keywords: | Biodiesel Transporte rodoviário Efeito estufa Transporte ferroviário Viabilidade econômica |
Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACAO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE |
Production unit: | Escola de Química |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 5-Jun-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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