Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20897
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Geração de hidrogênio por reforma a vapor do butanol a partir de catalisadores a base de níquel suportados em alumina e alumina modificada
Author(s)/Inventor(s): Dias, Adriana Pamplona dos Santos
Advisor: Souza, Mariana de Mattos Vieira Mello
Co-advisor: Menezes, João Paulo da Silva Queiroz
Abstract: Com a diminuição das reservas de combustíveis fósseis, a procura e desenvolvimento de energias alternativas vem crescendo ao longo dos anos. Em destaque, a produção de hidrogênio com uma alternativa de energia limpa. Uma das formas de produção de hidrogênio amplamente usada é a reforma a vapor a partir de diversas fontes. Para este trabalho é estudado a produção de hidrogênio pela reforma a vapor de butanol a partir de catalisadores de níquel suportados em alumina e alumina modificada. Os catalisadores de níquel foram preparados pela impregnação úmida do níquel nos suportes de alumina e alumina modificada com: CaO, Nb2O5 e MgO. A caracterização dos catalisadores foi feita pelos métodos de fluorescência de raios X (FRX), difração de raios X (DRX), redução à temperatura programada (TPR), dessorção à temperatura programada (TPD) de amônia e fisissorção de N2. Os catalisadores após a reação foram caracterizados por DRX, análise termogravimétrica (TGA) e análise térmica diferencial (DTA). A reação de reforma a vapor foi realizada em um reator de leito fixo em fluxo contínuo e conduzida a 500ºC, pressão atmosférica, velocidade espacial de 500.000 h-1, com alimentação de 10% em volume de butanol. O catalisador NiMgAl apresentou a melhor performance dentre os catalisadores, com o maior rendimento e taxa de produção de H2, sem desativação durante 30 horas de reação.
Keywords: Hidrogênio
Produção
Catalisadores
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIAS, Adriana Pamplona dos Santos. Geração de hidrogênio por reforma a vapor do butanol a partir de catalisadores a base de níquel suportados em alumina e alumina modificada. 2018. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APSDias.pdf984.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.